Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 25 de março de 2014

Deus-Espírito

Vamos falar do Divino Espírito Santo de Deus.
O Espírito Santo é Deus, juntamente com Deus-Pai e Jesus. (Trindade Santa)
Deus-Pai é o criador de todas as coisas, Jesus é Deus-Filho, Deus encarnado na sua maior criação e o Espírito Santo é Deus-Espírito, é o espírito de Deus, que vem para nos ajudar.
Não há muitas referências de sua existência com o nome "Espírito Santo" no Antigo Testamento, destacamos o 11° capítulo de Ezequiel onde Deus promete mandar um espírito novo. No segundo e terceiro capítulos deste livro também explica um pouco do poder do espírito, que é concedido por Deus. No décimo primeiro capítulo do profeta Isaías o espírito do Senhor é um espírito de sabedoria, entendimento, conselho, força e temor a Deus. E também é um espírito de graça, em Zacarias (12, 10).
Resumindo o Antigo nos diz que é o Espírito Santo que é responsável por nos transportar para outros lugares e outras dimensões, nos dá conhecimento e entendimento e advém de Deus-Pai.
Agora sobre as referências do Novo Testamento.
O Novo nos dá uma ideia melhor porque já havia acontecido o Pentecoste (que será explicado ainda aqui). Em Mateus, quando Jesus já tinha escolhido os seguidores, mando-lhes e lhes disse para não se preocupar em como ou o quê falar, pois o Espírito Santo falaria por eles, igualmente em Marcos (13, 10) e em Lucas (12, 11-12). Também São Mateus nos lembra que foi Jesus quem falou da Trindade Santa, quando mandou que os discípulos batizarem em Nome do Pai, Seu (do Filho) e do Espírito Santo. Jesus nos fala em Lucas que não devemos blasfemar contra o Espírito Santo. Também em Lucas reafirma que o Pai prometeu mandar o Espírito, que é um revestimento da força do alto (24, 49) e que é explicado previamente em João (7, 37-39). João lembra que foi durante a Santa Ceia que foi prometido aos seus seguidores o Espírito que permanecerá eternamente, mas que o "mundo" não pode receber (14, 15-17). Também explica que os evangelhos foram escritos com o testemunho dos discípulos, mas principalmente graças  ao Espírito da Verdade, até porque também falarão de acontecimentos futuros. (15, 26-27) (16, 12-15).
Em outras palavras o Pentecoste, foi cinquenta dias após a volta de Jesus da morada dos mortos, onde Ele, Jesus, manda o espírito prometido para que os apóstolos possam realizar a vontade de Deus, que é espalhar as notícias sobre seus mistérios. (At 2, 1-4). Há também referências nos outros livros do Novo Testamento, como At 1,5; 4, 31; 5, 3; 8, 14-17; 10, 44-47; 11, 15-17; 19, 2-6; 20, 28; 28, 25. Rm 8, 2; 8, 11. 1Cor 3, 16; 12, 4; 14, 40. Gl 4, 6; 5, 22. Ef 1, 13. 1Ts 1, 4. 2Tm 1, 7. Tt 3, 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário