Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Lucas 22 - parte 1

Primeira parte deste grande capítulo do Evangelho segundo São Lucas, aqui Lc 22,1-23.
22 A trama para matar Jesus. 1 Estava próxima a Festa dos Pães sem Fermento, que se chamava Páscoa. 2 Os sumos sacerdotes e os escribas procuravam uma ocasião para matar Jesus, pois tinham medo do povo. 3 Satanás havia entrado em Judas chamado Iscariotes, um dos Doze. 4 Judas foi tratar com os sumos sacerdotes e com os oficiais da guarda do Templo sobre o modo de entregá-Lo. 5 Eles ficaram contentes e combinaram dar-lhe dinheiro. 6 Judas concordou e procurava ocasião oportuna para O entregar, sem a presença do povo.
A preparação da Páscoa. 7 Chegou, pois, o dia da Festa dos Pães sem Fermento, em que se devia matar o cordeiro pascal. 8 Jesus enviou Pedro e João, dizendo-lhes: "Ide preparar-nos a Ceia da Páscoa". 9 Eles perguntaram-Lhe: "Onde queres que a preparemos?" 10 Respondeu-lhes: "Entrando na cidade, virá ao vosso encontro um homem carregando um cântaro de água. Segui-o até a casa em que entrar e 11 dizei ao dono da casa: 'O Mestre te manda perguntar: onde está a sala em que vou comer a Ceia da Páscoa com os meus discípulos?' 12 Ele vos mostrará uma grande sala mobiliada, no andar de cima. Fazei ali os preparativos". 13 Eles foram e acharam tudo como lhes dissera, e prepararam a Ceia da Páscoa.
De fato isso aconteceu, mas também há algo simbólico. Acredito que desde aqueles tempos até hoje essa pergunta (Onde está a sala em que o céu repousará?) é feita para nós, na nossa sala interior, o nosso coração. As vezes está muito bagunçado e não pode receber Ele, as vezes está até bem, mas o dono não quer que seja na sua sala e as vezes está bem e o dono quer receber o Cordeiro de Deus e tudo fica melhor.
A instituição da Ceia do Senhor. 14 Ao chegar a hora, Jesus se pôs a mesa com os apóstolos 15 e lhes falou: "Desejei ardentemente comer esta Ceia da Páscoa convosco antes de sofrer. 16 Pois Eu vos digo: Nunca mais a comerei, até que ela se realize no reino de Deus".
Reparem que está escrito "apóstolos" e não "os Doze", havia não só os Doze discípulos, mas outros seguidores de Jesus.
17 Tomando um cálice, deu graças e disse: "Tomai este cálice e distribui entre vós. 18 Pois Eu vos digo: não mais beberei deste vinho até que chegue o reino de Deus".
19 E tomando um pão, deu graças, partiu-o e deu-lhes dizendo: "Isto é o Meu Corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de Mim". 20 Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança em Meu sangue, derramado por vós.
O primeiro cálice era só vinho comum mesmo. Depois Jesus institui o sacramento da Eucaristia e afirma que o Seu Corpo foi dado para eles, os eleitos, idem para o Seu Sangue, que não era mais vinho, visto que o primeiro cálice foi o último vinho que Jesus tomou.
21 Eis, porém, que a mão de quem Me vai entregar está comigo à mesa. 22 Pois, segundo está determinado, o Filho do homem vai morrer, mais ai daquele homem por quem Ele é entregue!" 23 Eles começaram a perguntar uns aos outros quem dentre eles haveria de fazer uma coisa destas.
Mesmo com Satanás possuindo Judas Iscariotes, Jesus afirma que ele tem culpa, talvez pelo excesso de pecados que permitiu a entrada de Satanás. Como o diabo já está condenado ele quer que mais pessoas sofram, e Judas também caiu nessa. Até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário