Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Lucas 20 - parte 1

Agora no blog vamos focar mais a leitura bíblica pois já estamos bem próximo do fim deste Evangelho. Hoje um pouco do capítulo 20, Lc 20, 1-19.
20 Origem da autoridade de Jesus. 1 Aconteceu que num daqueles dias Jesus estava no Templo, ensinando e anunciando a boa-nova ao povo. Os sumos sacerdotes e os escribas com os anciãos aparecem 2 e lhe perguntaram: "Dize-nos com que autoridade fazes estas coisas ou quem Te deu esse direito". 3 Jesus respondeu: "Eu também vou fazer-vos uma pergunta. Dizei-Me: 4 O batismo de João vinha do céu ou dos homens?" 5 Eles começaram a raciocinar entre si: "Se dissermos 'do céu', Ele dirá: 'então por que não acreditaste nele?' 6 Se dissermos: 'dos homens', todo o povo nos apedrejará porque está convencido de que João era um profeta". 7 Por fim, responderam que não sabiam donde era. 8 E Jesus lhes disse: "Eu também não vos digo com que autoridade faço estas coisas".
Jesus disse também para que eles colocassem a "mão na consciência" e se convertessem, mas preferiram usar a mente para enganar a si próprio, com medo da verdade devido aos pecados, pois bastava eles disserem que vinha de Deus e se arrepender de terem o matado e estariam no céu, porque também Jesus se mostraria Deus. Como não o fizeram Jesus também não falou.
Os lavradores homicidas. 9 Jesus pôs-se a contar ao povo a seguinte parábola: "Um homem plantou uma vinha e arrendou-a a alguns lavradores. Depois partiu para uma longa viagem ao exterior. 10 Na época da safra, mandou um escravo aos lavradores para que lhe dessem a sua parte dos frutos. Os lavradores, porém, o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias. 11 Tornou a enviar-lhes outro escravo. A este também espancaram, insultaram e o despacharam de mãos vazias. 12 Ainda lhes enviou um terceiro. A este depois de o ferirem, lançaram fora da vinha. 13 Disse então o dono da vinha: 'O que farei? Vou mandar meu querido filho; ao menos a ele respeitarão'.
14 Ao vê-lo de longe, os lavradores começaram a dizer uns aos outros: 'Este é o herdeiro! Vamos matá-lo e a herança será nossa'. 15 E lançaram-no fora da vinha e o mataram. Pois bem, o que fará com eles o dono da vinha? 16 Virá e acabará com estes lavradores e arrendará a vinha a outros". Ouvindo isso eles disseram: "Que isso não aconteça". 17 Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: "Então o que significa aquilo que está escrito: A pedra rejeitada pelos construtores é que se tornou a pedra principal? 18 Quem cair sobre essa pedra ficará despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será esmagado".
Todos perceberam a parábola e ficaram com medo. Primeiro a explicação sobre a vinha, que é Israel (Is 5, 1-7); os lavradores, os judeus; os escravos, os profetas; e o filho do Senhor, o Filho de Deus, Jesus. O Senhor ainda mostra que a parábola e verdadeira mostrando a passagem da pedra rejeitada, que é a pedra principal (ou seja, Ele) que está em Sl 118, 22. Aliás esse pra mim é o melhor salmo.
19 Naquela hora os escribas e os sumos sacerdotes quiseram prendê-Lo, pois perceberam que Jesus havia contado esta parábola contra eles, mas tinham medo do povo.
Principalmente a parte em que eles seriam despedaçados e esmagados. Mas mesmo vendo que isso aconteceria a eles se não se convertessem, continuaram no erro. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário