Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Lucas 20 - parte 2

Continuando este capítulo, aqui Lc 20, 20-47. Os fariseus conspiram...
O tributo a César. 20 Ficaram à espreita e mandaram espiões, que fingiam ser homens justos, para apanhá-Lo em alguma coisa e entregá-Lo à autoridade e ao poder do governador. 21 Perguntaram-Lhe: "Mestre, sabemos que falas e ensinas com retidão e, sem olhar a aparência das pessoas, mostras o caminho de Deus segundo a verdade. 22 É justo pagar imposto a César ou não?" 23 Vendo a falsidade deles, Jesus respondeu: 24 "Mostrai-Me a moeda do imposto. De quem é a imagem e inscrição?" Responderam eles: "De César". 25 Então lhes disse: "Pois dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". 26 Não puderam comprometê-Lo em coisa alguma na frente do povo. Ao contrário, admirados da resposta, tiveram que calar-se.
A ressurreição dos mortos. 27 Alguns do partido dos saduceus, que negam a ressurreição, aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram: 28 "Mestre, Moisés nos deixou escrito: Se um homem casado morrer deixando a mulher sem filhos, case-se com ela o irmão dele para dar descendência ao morto. 29 Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem filhos. 30 Da mesma forma o segundo, 31 o terceiro, e sucessivamente os sete casaram-se com ela e morreram sem deixar filhos. 32 Por fim, morreu também a mulher. 33 Na ressurreição, de quem ela será mulher, se os sete a tiveram por esposa?"
Mesmo naquele tempo já havia discordância entre interpretações dos escritos dos profetas, mas Jesus vai tratar de explicar esse caso específico, que no AT encontramos em Dt 25, 5; Gn 38, 8; (Deuteronômio foi escrito antes de Gênesis, embora na Bíblia venha depois) falando da lei do levirato, que era opcional. Jesus explica...
34 Jesus lhes disse: "Nesta vida as pessoas casam-se e se dão em casamento. 35 Os que forem considerados dignos, porém, de ter parte na outra vida e na ressurreição dos mortos, não se casam nem se dão em casamento. 36 É que eles já não podem morrer porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, uma vez que já se ressuscitaram. 37 Aliás, que os mortos hão de ressuscitar, o próprio Moisés dá a entender na passagem da sarça, quando diz: O Senhor Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó. 38 Ele não é Deus de mortos, mas de vivos, uma vez que para Ele todos vivem". 39 Tomando então a palavra alguns escribas disseram: "Mestre, falaste muito bem". 40 E já não se atreviam a fazer-Lhe alguma pergunta.
Portanto Jesus confirma que: Primeiro: no céu não existe casamento e nem mesmo relações entre gêneros, pois no céu há a total satisfação pela simples presença de Deus. Segundo: a vida após a morte existe, e Ele cita uma passagem que tem em Ex 3, 2.6, mas que vemos muitas vezes no AT. E a lei do levirato? Serve apenas para (os judeus) que desejam que o familiar possua descendência com quem casou-se.
O Cristo é filho e Senhor de Davi. 41 Perguntou-lhes Jesus: "Como se pode dizer que o Cristo é filho de Davi? 42 Pois o próprio Davi diz no livro dos Salmos: Disse o Senhor a meu Senhor: senta-te à minha direita, 43 até que Eu ponha teus inimigos como apoio de teus pés. 44 Se Davi o chama de Senhor, como pode Ele ser seu filho?
Filho, aqui, é descendente. Esse Salmo é Sl 110, 1.
45 Jesus disse aos discípulos na presença de todo o povo que O escutava: 46 "Tende cuidado com os escribas que gostam de andar com roupas compridas, que procuram as saudações nas praças, as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. 47 Devoram as casas das viúvas, a pretexto de longas orações. Eles terão sentença mais severa".
Como nenhum escriba se propôs a responder, conhecendo eles as escrituras, Jesus também tratou de denunciá-los. Tem muita gente hoje parecida com eles ein. Mas só tentando responder a pergunta de Jesus: O Cristo veio como homem (Jesus) mas é Deus igualmente como o Criador. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário