Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Lucas 9 - parte 2

Continuação do nono capítulo de Lucas, aqui Lc 9, 21-43, após Pedro dizer que Jesus é o Messias.
Primeiro anúncio da Paixão. 21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente falar disso a quem quer que fosse. E acrescentou: 22 "O Filho do homem deve sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e escribas, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia".
O seguimento de Cristo. 23 E disse a todos: "Se alguém quiser vir a Mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e Me siga. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por amor de Mim, esse à salvará. 25 O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou sofrer prejuízo? 26 Porque se alguém se envergonhar de Mim e de Minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na Sua glória, na glória do Pai e dos santos anjos. 27 Eu vos asseguro: Alguns dos que aqui se encontram não morreram antes de verem o reino de Deus".
Na maior parte das vezes os discípulos nem entendiam nada que Jesus falava, até hoje muitos não entendem, mas tudo que Ele diz é certo.
Transfiguração de Jesus. 28 Cerca de oito dias depois desses discursos, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte para orar. 29 Enquanto orava, Seu rosto mudou de aparência, Suas vestes ficaram brancas e resplandescentes. 30 Nisso, dois homens conversavam com Ele; eram Moisés e Elias. 31 Apareciam envoltos em glória e Lhe falava da Sua morte, que teria lugar em Jerusalém. 32 Pedro e os companheiros estavam com muito sono e, ao despertarem, viram Sua glória e os dois homens que estavam com Ele. 33 Quando eles estavam se afastando de Jesus, Pedro disse: "Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos levantar três tendas: uma para Ti, uma para Moisés e uma para Elias", sem saber o que dizia.
As pessoas que Jesus escolheu tem o seu significado: Pedro representa a justiça, João o amor e Tiago a coragem. Quando perceberam estavam desfrutando de uma parte do céu, com Jesus na Sua glória e ainda a presença de dois profetas de Deus, Pedro quis que aquela situação durasse mais, esquecendo o que Jesus tinha dito na semana passada.
34 Enquanto falava isso, apareceu uma nuvem que os envolveu. Ficaram com medo ao entrarem na nuvem. 35 E da nuvem uma voz se fez ouvir, que dizia: "Este é Meu Filho, o Eleito, escutai-O". 36 Enquanto a voz ressoava, Jesus ficou sozinho. Eles guardaram segredo e naqueles dias não disseram nada a ninguém coisa alguma do que tinham visto.
Depois de Pedro professar que Jesus é o Cristo, Deus confirma à todos. Naquele momento não podiam falar, mas depois de Pentecoste foram tornando público, em especial percebe-se que Lucas teria consultado João ou mesmo Pedro, antes da sua morte, pela forma com que é escrito. Também há uma pequena quebra como se ainda houvesse algumas coisas que aconteceram lá que não foram reveladas.
O epiléptico endemoninhado. 37 No dia seguinte, ao descerem do monte, veio ao encontro de Jesus uma grande multidão. 38 Aí um homem começou a gritar do meio da multidão: "Mestre, eu Te peço, vem ver meu filho. É o único que tenho! 39 Um espírito se apodera dele e, de repente, ele solta gritos, agita-o, fazendo-o espumar, e só o larga depois de o deixar todo machucado. 40 Pedi a teus discípulos que o expulsassem mas eles não foram capazes". 41 Jesus respondeu: "Ó gente incrédula e perversa! Até quando deverei ficar convosco e vos suportar? Traze-Me aqui teu filho". 42 Enquanto vinha chegando, o demônio jogou o menino por terra, agitando-o violentamente. Jesus esconjurou o espírito imundo, curou o menino e o entregou ao pai. 43 Todos ficaram pasmados diante da grandeza de Deus.
A crítica de Jesus é a todos. Os discípulos tinham recebido o poder sobre todos os demônios, mas pela pouca fé não conseguiram tirar este, mas Jesus tudo pode, pois Deus é grande. Até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário