Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Lucas 12 - parte 3

Última parte deste capítulo, aqui Lc 12, 41-59.
41 Pedro Lhe perguntou: "Senhor, é para nós que contas esta parábola ou para todos?" 42 O Senhor respondeu: "Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor porá à frente dos de sua casa para lhes distribuir a porção do trigo no momento oportuno? 43 Feliz o escravo que, ao voltar, o senhor o encontrar agindo dessa forma. 44 Eu vos asseguro: Confiará a ele a administração de todos os seus bens. 45 Mas se o escravo disser consigo: 'Meu senhor está demorando', e começar a espancar os escravos e as escravas, a comer, a beber e a embriagar-se, 46 virá o senhor desse escravo no dia em que menos esperar e numa hora imprevista; ele o afastará do cargo, destinando-lhe a sorte dos infiéis. 47 O escravo que conhecia a vontade do senhor, mas não se preparou nem agiu de acordo, receberá muitas chicotadas. 48 Aquele, porém, que desconhecia a vontade do senhor e fez coisas dignas de castigo, receberá poucas chicotadas. A quem muito deu, dele muito se exigirá; e a quem muito se entregou, muito mais se pedirá.
Quando Pedro pergunta, Jesus responde que coloca um, ou seja o papa, o chefe, que foi Pedro e foi passando para os outros servos, e explica o que pode acontecer dependendo da conduta desse administrador. A ele muito mais será cobrado do que a nós, o povo católico.
Pró ou contra Jesus. 49 Eu vim pôr fogo à terra, e como gostaria que já tivesse acesso! 50 Tenho de receber um batismo, e como Me angustio até que se cumpra! 51 Pensais que vim trazer paz à terra? Digo-vos que não e sim a separação. 52 De agora em diante, numa família de cinco pessoas, estarão divididas três contra duas e duas contra três; 53 estarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra".
Jesus veio para separar quem é dEle e quem não é. O exemplo que Ele deu não é literal, pode acontecer em uma família e em outra não. Por exemplo aqui em casa são cinco, mas só um não é de Jesus. Pode ter caso em que nenhum dos cinco estejam ou todos os cinco, ou se forem só dois ou três ou oito, etc. Jesus quis dizer que a fé nEle separa e diferencia uma pessoa da outra.
Os sinais dos tempos. 54 Jesus dizia ainda às multidões: "Quando vedes uma nuvem levantar-se no poente, logo dizeis que vai chover. E assim acontece. 55 Quando sentis soprar o vento sul, dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56 Hipócritas! Sabeis interpretar os fenômenos da terra e do céu; então como não sabeis interpretar o momento presente? 57 Por que não julgais vós mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, fores ao magistrado com o teu adversário, procura entrar em acordo com ele pelo caminho, para não suceder que ele te arraste ao juiz, e o juiz te entregue nas mãos do oficial de justiça, e este te jogue na prisão. 59 Digo-te que não sairás de lá enquanto não pagares o último centavo".
Assim encerra este capítulo, Jesus diz que a justiça sempre é feita e que as pessoas, independente de estarem certas ou erradas, devem buscar o diálogo para um acordo. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário