Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Atos 10 - parte 2

Fechando este capítulo: At 10, 24-48.
Discurso de Pedro em Cesareia. 24 No outro dia chegou a Cesareia. Cornélio já tinha convidado os parentes e amigos íntimos e o esperava. 25 Quando Pedro ia entrar, Cornélio foi-lhe ao encontro e caiu prostrado a seus pés. 26 Pedro ergue-o e disse: "Levanta-te, pois eu também sou apenas um homem". 27 Enquanto conversava com o comandante, Pedro entrou e encontrou muita gente ali reunida. 28 Então lhes falou: "Bem sabeis que é proibido a um judeu aproximar-se de um estrangeiro ou ir à sua casa. Mas Deus mostrou-me que ninguém deve ser considerado profano ou impuro. 29 Por isso vem sem hesitar, logo que fui chamado. Pergunto, pois, para que me chamastes?"
Pedro ainda tinha que falar como judeu, porque ainda não estava claro que o catolicismo seria tão diferente do judaísmo, mas Pedro já vai dando dicas que as coisas mudaram.
30 Cornélio respondeu: "Há quatro dias, quando rezava em minha casa pelas três horas da tarde, vi um homem vestido de esplêndidas vestes. 31 Ele me disse: "Cornélio, tua oração foi ouvida e tuas esmolas foram lembradas diante de Deus. 32 Envia alguém a Jope e manda buscar Simão, chamado Pedro, que está hospedado em casa de Simão, o curtidor de couro, junto ao mar". 33 Imediatamente mandei buscar-te e fizeste muito bem em vir. Agora todos nós estamos na presença de Deus, prontos para escutar tudo o que te foi ordenado pelo Senhor".
34 Pedro tomou a palavra e falou: "Agora reconheço de fato que Deus não faz distinção de pessoas. 35 Ao contrário, quem O teme e pratica a justiça, em qualquer nação, é aceito por ele. 36 Ele enviou a palavra aos israelitas, anunciando-lhes a paz por Jesus Cristo que é O Senhor de todos. 37 Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, começando pela Galileia, depois do batismo pregado por João. 38 Como Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Como Ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com Ele. 39 E nós somos testemunhas de tudo o que fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles O mataram, pregando-O numa cruz. 40 Mas Deus O ressuscitou ao terceiro dia e permitiu que aparecesse 41 não ao povo, mas às testemunhas que Deus já havia escolhido, isto é, a nós que comemos e bebemos com Ele, depois que ressuscitou dos mortos. 42 Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que é Ele quem foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos. 43 Dele dão testemunho todos os profetas, anunciando que todos os que nele creem recebem o perdão dos pecados por meio de Seu nome".
São Pedro conta um evangelho mais resumido para fácil entendimento.
44 Pedro ainda estava falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. 45 E os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram perplexos porque o dom do Espírito Santo tinha sido derramado também sobre os pagãos. 46 De fato ouviam-nos falar em línguas estranhas e glorificar a Deus. Então Pedro tomou a palavra: 47 "Poderá alguém negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo, como nós?" 48 E mandou batizá-los em nome de Jesus Cristo. Então eles pediram que Pedro ficasse com eles alguns dias.
Jesus foi ajudando-nos a trilhar o caminho da Igreja. Pedro fez essa batismo diferenciado porque eles já tinham recebido o Espírito. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário