Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Descrição física de Jesus - parte 1

Neste post falaremos de como era a descrição física de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Primeiro: se hoje nós temos a imagem de qualquer coisa que exista, e até mesmo de coisas de ficção científica, como não teríamos de Jesus? Mesmo quem não O considera Deus sabe que Ele existiu, é consenso histórico.
Segundo: Não é relevante. Apesar de aqui falarmos de como era a Sua aparência, isso em si pouco importa, mas quando se tem interesse em algo ou alguém se vai atrás de todas as informações, por isso a postagem.
Terceiro: Sim, Sua aparência é exatamente (ou muito próximo) das imagens que se vê por ai. Mas Ele, em si, poderia ter qualquer aparência, mas como Ele nasceu naquela época e naquele lugar Ele é muito próximo das imagens que vamos descrever abaixo. Ou seja, nada de Jesus negro como um africano ou branco como um ariano.
Na Bíblia em si não há nenhuma descrição de Jesus, até porque Ele não quer que nos preocupemos com isso, porque não é necessário e também para que não se faça nenhum tipo de julgamento. Por exemplo: se na bíblia já tivesse todas as descrições de Jesus, as pessoas usariam a bíblia para dizer que as pessoas que não se parecem fisicamente com Jesus não são abençoadas ou algo do tipo.
Pra não dizer que não há descrição de Jesus, o profeta Isaías tem uma visão da Sua paixão, onde descreve que Ele foi tão massacrado que não se parecia nem um homem (todo o capítulo 53, pois se lerem só um versículo como maldosos querem, não entenderão).
Como se sabe, a bíblia é uma compilação de livros da época, então tem livros que estão lá e tem outros que não estão. Existe uma carta que descreve Jesus, mas não entra na bíblia, é só mais um documento histórico. Muitos consideram que não entra na bíblia, pois quem escreveu não o reconheceu como o Filho de Deus, mas ele descreve a figura humana de Cristo. Trata-se de Públio Lêntulo, romano, governador da Judeia, que escreveu para Tibério César, o imperador romano. Eis abaixo:
Apareceu nestes nossos dias um homem, da nação Judia, de grande virtude, chamado Yeshua, que ainda vive entre nós, que pelos Gentios é aceito como um profeta de verdade, mas os seus próprios discípulos chamam-lhe o Filho de Deus - Ele ressuscita o morto e cura toda a sorte de doenças. Um homem de estatura um pouco alta, e gracioso, com semblante muito reverente, e os que o vêem podem amá-lo e temê-lo; seu cabelo é castanho, cheio, liso até as orelhas, ondulado até os ombros onde é mais claro. No meio da cabeça os cabelos são divididos, conforme o costume dos Nazarenos. A testa é lisa e delicada; a face sem manchas ou rugas, e avermelhada; o nariz e a boca não podem ser repreendidos; a barba é espessa, da cor dos cabelos, não muito longa, mas bifurcada; a aparência é inocente e madura; seus olhos são acinzentados, claros, e espertos - reprovando a hipocrisia, ele é terrível; admoestando, é cortês e justo; conversando é agradável, com seriedade. Não se pode lembrar de alguém tê-lo visto rir, mas muitos o viram lamentar. A proporção do corpo é mais que excelente; suas mãos e braços são delicados ao ver. Falando, é muito temperado, modesto, e sábio. Um homem, pela sua beleza singular, ultrapassa os filhos dos homens.
Yeshua é Jesus em português. A descrição é de um Jesus, digamos, bonito. E tinha que ser porque Ele precisava atrair a multidão, Ele fazia isso com os sinais, mas para quem não crê seria bom pelo menos vê-Lo e desta forma muitos curiosos vieram ao Seu encontro, convertendo alguns. A descrição também mostra Ele como um homem bom, mas isso não é segredo pra ninguém.
Na segunda parte, outras descrições. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário