Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Lucas 3

Neste terceiro capítulo São Lucas trata da preparação para o ministério público de Jesus. Lc 3, 1-38.
3 João Batista prepara o povo. 1 No décimo quinto ano do governo de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, e seu irmão Filipe tetrarca da Itureia e da Traconítide, e Lisânias tetrarca de Abilene, 2 sob o pontificado de Anás e Caifás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. 3 João percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4 como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz de quem clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas estradas. 5 todo vale será aterrado e todo monte e colina serão aplanados, os caminhos tortuosos serão endireitados, os caminhos esburacados ficarão planos. 6 E todos verão a salvação de Deus!
Lucas descreve o tempo histórico dos fatos e cita Is 40, 3-5; a questão dos montes serem aplanados, não é no sentido geográfico ou geológico, mas no sentido figurado, aliás, tudo. João não veio para ser algum tipo de engenheiro ou arquiteto e fazer boas estradas, bonitas, nada disso, ele veio para preparar os corações.
7 João dizia, então às multidões que vinham para serem batizadas por ele: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que vem? 8 Produzi, pois, frutos que mostrem a conversão e não andeis dizendo a vós mesmos: 'Temos Abraão por pai'. Pois eu vos digo: Deus pode fazer nascer destas pedras filhos de Abraão. 9 O machado já está posto sobre a raiz das árvores; toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo".
10 As multidões lhe perguntavam: "Então, o que devemos fazer?" 11 Ele respondia: "Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e o mesmo faça quem tiver alimentos". 12 Vieram batizar-se também cobradores de impostos e lhe diziam: "Mestre, o que devemos fazer?" 13 Ele respondeu: "Não cobreis mais do que a taxa fixada".
14 Perguntavam-lhe também os soldados: "E nós, o que devemos fazer?" E ele respondeu: "Não pratiqueis torturas nem chantagens contra ninguém e contentai-vos com vosso soldo".
A questão é: todos esses eram considerados pecadores pelos seus trabalhos, mas João os lembra que isso era o trabalho deles, e o pecado viria se excedesse de suas obrigações.
15 Havia uma expectativa entre o povo, e todos se perguntavam se não era ele o Cristo. 16 João disse a todos: "Eu vos batizo com água, mas vem outro mais forte do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17 Já está com a peneira na mão para limpar o seu terreiro: Ele recolherá o trigo ao celeiro, mas queimará a palha num fogo que não se apaga".
18 Fazendo muitas outras exortações, João anunciava a boa-nova ao povo. 19 Mas o tetrarca Herodes, que João repreendia por causa de Herodíades, mulher de seu irmão, e por todas as maldades cometidas, 20 acrescentou mais esta: mandou prender João no cárcere.
Lucas antecipa um fato que só veio depois do batismo de Jesus, para poder acabar de falar de João Batista e começar a falar de Jesus. Mais à frente ele voltará a falar de João.
Batismo de Jesus. 21 Ao ser batizado todo o povo, e quando Jesus, depois de batizado, estava orando, o céu se abriu 22 e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba. E do céu ouviu-se uma voz: "Tu és o Meu filho amado, de Ti Eu me agrado".
A origem humana de Jesus. 23 Ao iniciar o ministério Jesus tinha uns trinta anos, filho, segundo se pensava, de José, de Heli, 24 de Matat, de Levi, de Melqui, de Janai, de José, 25 de Matatias, de Amós, de Naum, de Esli, de Nagai, 26 de Maat, de Matatias, de Semei, de Josec, de Jodá, 27 de Joanã, de Resa, de Zorobabel, de Salatiel, de Neri, 28 de Melqui, de Adi, de Cosã, de Elmadã, de Er, 29 de Jesus, de Eliezer, de Jorim, de Matat, de Levi, 30 de Simeão, de Judá, de José, de Jonã, de Eliaquim, 31 de Meleia, de Mena, de Matatá, de Natã, de Davi, 32 de Jessé, de Obed, de Booz, de Salá, de Naasson, 33 de Aminadab, de Admin, de Arni, de Esron, de Farés, de Judá, 34 de Jacó, de Isaac, de Abraão, de Taré, de Nacor, 35 de Seruc, de Ragau, de Faleg, de Éber, de Salá, 36 de Cainã, de Arfaxad, de Sem, de Noé, de Lamec, 37 de Matusalém, de Henoc, de Jared, de Malaleel, de Cainã, 38 de Enós, de Set, de Adão, de Deus.
Lucas conseguiu voltar a genealogia de Jesus até chegar na origem, Jesus se encarnou, mas já existia antes. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário