Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A Sagrada Eucaristia dada por mulheres?

Mesmo sendo cristão, católico, verdadeiro, uma pessoa pode discordar de algumas práticas que ocorrem na Igreja, mas nunca separar-se dela e nem fazer confusão para isso. A Igreja está onde está por méritos de muitos que a foram construindo e se predispondo a fazer a vontade de Deus, então ninguém pode sair por ai destruindo essas coisas.
Há algumas coisas dentro da Igreja Católica da qual eu (pessoalmente falando) não concordo, mas continuo dentro dela, isso é o mais importante. Bem como muitos outros que são muito mais presentes na vida da Igreja também não concordam.
E uma dessas coisas é quanto ao Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Durante a Santa Missa, o padre faz o rito e a hóstia e o vinho se transformam no Corpo e no Sangue de Cristo. Até ai tudo perfeito. Mas o problema é na hora da entrega da Eucaristia ao povo. Além do padre, geralmente tem ministros que fazem essa entrega, e muitos são mulheres. E por que isso é um problema?
Explico aqui meus motivos para que a entrega do Corpo e Sangue do Senhor seja uma exclusividade dos homens:
1°: Quem, antes de todos, entregou simbolicamente Jesus? Judas, um dos discípulos. Todos os discípulos eram homens.
2°: Depois da entrega (mesmo que traiçoeira) de Judas, quem entregou Jesus? Os fariseus. Eles que já conspiravam a morte do Messias e fizeram de tudo para ver Jesus morto. Todos os fariseus são homens.
3°: E depois, quem entregou definitivamente Jesus? Pilatos. E todas as autoridades da época eram homens.
Portanto simbolicamente, a entrega do Corpo e do Sangue de Cristo se deu pelos homens. Obviamente uma mulher a entregar a Eucaristia não anula o rito, nem a consagração da hóstia, mas seria preferível que tudo acontecesse dentro de uma lógica. A Bíblia inteira fala que tem ações que são para homens e outras que são para mulheres. Só expus um pensamento que, se fosse eu o chefe da Igreja, faria essa pequena troca, não no sentido de menosprezar a mulher, mas no sentido de reconstituir mais fielmente a Paixão de Cristo. Ora, a Missa não é uma certa reconstituição? É apenas um detalhe, polêmico, que coloquei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário