Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 10 de março de 2015

Lucas 7 - parte 2

Continuação e fechamento do sétimo capítulo de Lucas, aqui: Lc 7, 24-50.
Jesus elogia João Batista. 24 Quando os mensageiros de João foram embora, Ele começou a falar de João ao povo: "O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25 Mas, então, o que fostes ver? Um homem vestindo roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26 Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, Eu vos digo, e mais do que um profeta. 27 Este é de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro à tua frente: ele preparará o teu caminho diante de ti. 28 Eu vos digo: Entre os nascidos de mulher, não há ninguém maior do que João. Mas o menor do reino de Deus é maior do que ele.
Jesus exalta João Batista, pois realmente foi um homem muito acima dos outros, mas mesmo acima dos outros homens, na terra, é menor do que o menor que já está no céu, pois os que estão lá já chegaram na plenitude. A passagem está em Ml 3, 1. Jesus continua a dizer-nos.
29 Todo o povo que o escutou, até mesmo os cobradores de impostos, reconheceram a justiça de Deus, recebendo o batismo de João. 30 Mas os fariseus e os doutores da Lei, não se fazendo batizar por João, frustaram para si mesmos o plano de Deus.
31 Com quem hei de comparar a geração de hoje? A quem se assemelham? 32 São semelhantes a meninos que ficam sentados na praça, gritando uns para os outros: 'Tocamos para vós flauta e não dançastes, cantamos lamentações e não chorastes'. 33 Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: 'Está possuído do demônio'. 34 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: 'Olhem! Um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e pecadores'. 35 Mas a sabedoria foi reconhecida como justa por todos os que a seguem".
Resumindo tudo o povo reclama.
A mulher que muito amou. 36 Um fariseu convidou Jesus para vir comer com Ele. Jesus entrou em sua casa e se pôs a mesa. 37 Uma mulher que era pecadora na cidade, quando soube que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso feito de alabastro cheio de perfume. 38 Ela se pôs atrás de Jesus, junto aos pés, chorando. Começou a banhar-Lhe os pés com as lágrimas e enxugá-los com os seus cabelos; beijava os pés e os ungia com perfume.
39 Ao ver isso, o fariseu que O tinha convidado ficou pensando: "Se esta homem fosse profeta, saberia quem é e que espécie de mulher é esta que O toca: é uma pecadora".
40 Tomando a palavra Jesus lhe disse: "Simão, tenho uma coisa para dizer-te". E ele disse: "Fala, Mestre". 41 Um credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42 Como não tivessem com o que pagar, perdoou os dois. Quem deles o amará mais?" 43 Simão respondeu: "Suponho que seja aquele a quem perdoou mais". Disse-lhe Jesus: "Julgaste bem".
44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: "Vês está mulher? Entrei em tua casa e Tu não Me deste água para lavar os pés. Ela banhou meus pés com lagrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Tu não Me saudaste com o beijo. Ela, desde que entrei, não parou de Me beijar os pés. 46 Tu não Me ungiste a cabeça com óleo. Ela Me ungiu os pés com perfume. 47 Por isso, Eu te digo que perdoados lhe são os muitos pecados, porque ela mostrou muito amor. Mas aquele a quem pouco se perdoa, mostra pouco amor". 48 E Jesus disse à mulher: "Os teus pecados estão perdoados". 49 Os convidados começaram a se peguntar: "Quem é este que perdoa até os pecados?" 50 E Jesus disse à mulher: "A tua fé te salvou. Vai em paz"!
Essa grande história é o próprio Jesus quem resume: amor. O amor e a fé, juntos com a obra (da mulher ir até lá e fazer todos os costumes) levam a salvação. E só pra deixar claro. Naqueles povos era costume beijar o rosto na recebida, a exemplo do que acontece em muitas culturas, aquele beijo da traição de Judas Iscariotes foi também um beijo desse no rosto e não na boca como muitos maldosos propagam por ai. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário