Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Marcos 15 - parte 2

Parte final do penúltimo capítulo do livro de São Marcos. Dando continuidade a crucificação de Jesus: Mc 15, 27-47.
27 Com Ele crucificaram dois bandidos: uma à direita e outro à esquerda. 28 E cumpriu-se a Escritura que diz: Foi contado entre malfeitores. 29 Os que passavam O injuriavam e, balançando a cabeça, diziam: "Ah! Tu, que destróis o Santuário e o reconstróis em três dias, 30 salva-Te agora descendo da cruz". 31 Do mesmo modo os sumos sacerdotes com os escribas caçoavam dEle, dizendo: "Ele salvou os outros, a Si mesmo não pode salvar. 32 O Cristo, o Rei de Israel! Desça agora da cruz para que vejamos e acreditemos". Também os que foram crucificados com Ele O insultavam.
Esse versículo 28 muitas vezes é retirado, mas resolvi por colocar. Refere-se a passagem em Is 53, 12. Na passagem seguinte é uma referência ao mesmo Salmo (22) que retrata esse momento, no caso Sl 22, 7; mas também o balanceio da cabeça em Sl 109, 25. E os insultos era uma forma do Diabo tentar convencer a Cristo de desistir e desacreditar dos planos de Deus, até porquê é falso o que se diz que se Ele saísse iriam acreditar. Mentiram.
A morte de Jesus. 33 Chegando o meio-dia, toda a região ficou coberta de escuridão, até as três da tarde. 34 Pelas três da tarde, Jesus gritou com voz forte: Eloí Eloí, lemá sabachthani! O que quer dizer: Meu Deus, Meu Deus, por que Me abandonaste?
O título do Salmo 22 foi dito, um Salmo que sintetiza a humilhação máxima, mas logo em seguida a Glória. Alguns confundiram o Eloí com Elias, conforme o que segue.
35 Alguns dos que ali estavam ouviram isso e diziam:c"Vede! Ele está chamando Elias". 36 Um deles foi correndo embeber uma esponja em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e deu-Lhe de beber, dizendo: "Deixai, vejamos se Elias vem tirá-Lo da cruz".
37 Mas Jesus deu um forte grito e expirou. 38 A cortina do Santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes. 39 O oficial romano, que estava diante dEle, vendo-O morrer assim, disse: "Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus".
O rasgamento da cortina é um sinal do céu em que tanto se lê em várias partes do Antigo Testamento.
40 Havia ali também algumas mulheres, que olhavam de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de José, e Salomé. 41 Elas seguiam e serviam a Jesus quando estava na Galileia. Havia também muitas outras que tinham subido com Ele a Jerusalém.
O sepultamento. 42 A tarde já tinha caído e, como era o dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado, 43 veio José de Arimateia, um membro ilustre do tribunal dos judeus que também esperava o reino de Deus. Ele entrou com coragem na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. 44 Pilatos ficou admirado de que Ele já houvesse morrido. Mandou chamar o oficial e perguntou se Jesus já estava morto. 45 Informado pelo oficial, deu o cadáver a José. 46 Depois de ter comprado um lençol de linho, José retirou o corpo da cruz, envolveu-O no lençol e O depositou num túmulo escavado na rocha. Em seguida, rolou uma pedra sobre a entrada. 47 Maria Madalena e Maria, mãe de José, olhavam onde o estavam depositando.
E assim se encerra este penúltimo capítulo, com a dolorosa morte de Cristo. Até o último capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário