Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Marcos 14 - parte 1

Este é o maior capítulo do livro de São Marcos. A partir de agora começa a humilhação e glória do Filho de Deus. Nesta primeira parte: Mc 14, 1-21.
14 As autoridades conspiram. 1 Dois dias depois era a festa da Páscoa e dos Pães sem Fermento. Os sumos sacerdotes e os escribas procuravam uma ocasião para prender Jesus à traição e matá-Lo. 2 Eles diziam: "Não seja durante a festa, para não haver tumulto entre o povo".
A unção em Betânia. 3 Jesus estava à mesa, em Betânia, na casa de Simão, o leproso, quando chegou uma mulher com um vaso feito de alabastro, cheio de perfume de nardo legítimo, de grande valor. Quebrando o vaso de alabastro, derramou-Lhe o perfume na cabeça. 4 Alguns, porém, ficaram indignados e comentavam: "Para que tanto desperdício de perfume? 5 Poderia ser vendido por mais de trezentas moedas de prata para distribuí-la aos pobres". E reclamavam dela. 6 Jesus, porém, disse: "Deixai-a em paz! Por que a incomodais? Ela fez uma boa ação para comigo. 7 Porque pobres sempre os tendes convosco e podeis fazer-lhes o bem quando quiserdes. A Mim não Me tendes sempre. 8 Ela fez o que pôde: ungiu Meu corpo com antecipação para a sepultura. 9 Eu vos asseguro que, em qualquer parte do mundo onde o Evangelho for anunciado, será também contado, em sua memória, o que ela fez".
De fato, a unção em Betânia encontra-se nos quatro Evangelho: Mt 26, 1-5; esse de Marcos; Lc 7, 36-50; Jo 12, 1-8. Essa unção foi uma espécie de agrado final da vida "humana" de Jesus.
O traidor. 10 Judas Iscariotes, um dos Doze, foi falar com os sumos sacerdotes, para lhes entregar Jesus. 11 Ao ouvirem isso, alegraram-se e prometeram dar-lhe dinheiro. E Judas buscava a ocasião oportuna para entregá-Lo.
A Páscoa com os discípulos. 12 No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, quando se sacrificava o cordeiro pascal, perguntaram-Lhe os discípulos: "Onde queres que Te preparemos tudo para comeres a Ceia da Páscoa?" 13 Jesus enviou dois dos discípulos, dizendo: "Ide à cidade, e virá ao vosso encontro um homem carregando um cântaro de água. Segui-o 14 e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: 'O Mestre pergunta: onde está a sala em que vou comer a Ceia da Páscoa com os meus discípulos?' 15 Ele vos mostrará uma grande sala mobiliada e pronta. Fazei ali os preparativos para nós". 16 Os discípulos foram até a cidade. Acharam tudo como Jesus lhes havia dito e prepararam a Ceia da Páscoa.
17 Chegada a tarde, Jesus dirigiu-Se para lá com os Doze. 18 Enquanto estavam à mesa e comiam, Jesus disse: "Eu vos asseguro: um de vós, que come comigo, há de Me entregar". 19 Começaram a ficar tristes, e um depois do outro Lhe perguntou: "Por acaso serei eu?" 20 Jesus respondeu-lhes: "É um dos Doze, que põe a mão no prato. 21 Na verdade, o Filho do homem segue o Seu caminho como dEle está escrito; mas ai daquele por quem o Filho do homem for traído! Melhor seria para esse homem não ter nascido".
Ou seja, Judas foi pro inferno né? Provavelmente, levando em conta o que Jesus diz no v. 21. A citação: que come comigo, é uma referência ao Sl 41, 10. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário