Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A escada de São José

Hoje vamos trazer uma história que mostra dois pontos de vista: primeiro, o poder da intercessão de um santo; segundo, a capacidade humana em acabar com um milagre.
Em 1878 houve uma reforma na capela de "Loretto Chapel" (Capela de Loretto), em Santa Fé, Novo México - nos Estados Unidos. Eles fizeram um segundo andar, mas ficou faltando a escada. Procuraram pela cidade os carpinteiros da região, mas ninguém se atreveu a fazer uma escada ali, acharam que era impossível (sem interferir no espaço interno). Então as religiosas fizeram uma novena a São José para pedir uma solução para o caso da escada. No último dia da novena, apareceu um carpinteiro, com um jumento e uma caixa de ferramentas que aceitou o desafio de construir a escada. Ele aceitou com uma condição: deveria trabalhar a portas fechadas, as religiosas acharam esquisito, mas deixaram. 3 Meses depois a escada estava construída, mas as Irmãs da capela não encontraram o carpinteiro para pagá-lo. As religiosas puseram anúncio nos jornais, procuraram pela cidade, mas o homem sumiu sem deixar vestígios, então as irmãs perceberam que o carpinteiro poderia ser (e eraSão José, pai de Jesus. Mas não é só por isso que a construção da escada ficou atribuída ao santo: a madeira utilizada na escada é da região da Judeia, e ninguém sabe como foram para lá; a escada é do "tipo caracol", ela é circular e não tem apoio central, engenheiros e físicos não sabem explicar como a escada "se sustenta"; não foram utilizados pregos, apenas pinos de madeira; a escada possui, caprichosamente, 33 degraus, a idade de Jesus Cristo.
Se você for parar para pensar que foi feita na final do século XIX, sem equipamentos modernos, nem energia elétrica, só com força bruta, da maneira em que foi construída, daí se tira como foi milagroso, e quando você se atenta a detalhes, não há dúvidas, embora sempre há (e sempre haverá em qualquer milagre) quem não acredite.
Vale lembrar que todos os degraus são todos da mesma altura, possui duas voltas completas de 360°, o corrimão foi adicionado 10 anos depois da construção (1888) por Phillip Hesch a pedido das irmãs. Na imagem abaixo, uma montagem de como seria sem a escada.
Atualmente essa capela se transformou em um museu privado, infelizmente.
 
Só pra concluir, se você for ver existe um ferrinho lateral que está na parede, alguns acham que isso é capaz de sustentar uma escada (é, sem ninguém subindo e descendo), para mostrar um pouco do outro lado, um jornal na época contou que havia encontrado o homem que teria construído, existe também um site que gosta de "desmascarar" coisas que tem na internet, mas seus argumentos são bem fraquinhos. E porque a escada hoje foi um grande fiasco? Por causa das pessoas que adulteraram a escada original, como se dissesse: "São José fez errado, é pra ser assim, pra ter um corrimão...,". Etc. .Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário