Continuando com os escritos pessoais, vamos falar do porquê que Deus teve que se encarnar, Jesus já existia, mas passou a ser de nosso conhecimento a partir do momento de Sua encarnação, ou seja, virou matéria, mortal.
Após Adão e a queda dos homens, a humanidade vai desconhecendo o seu criador e o pecado vai cada vez mais adentrando a sociedade que vai se distanciando de Deus. É na carta aos romanos que descobrimos muitas coisas. Primeiro: foi por uma pessoa que o pecado entrou, quando criado, Adão, era semelhante a Deus também na sua imortalidade, mas passou a ser mortal por culpa do pecado, então o pecado mata, literalmente. E isso foi passado para todos os filhos de Deus (Rm 5, 12). Segundo: por um homem, que é Jesus, veio a redenção (Rm 5, 17). (Todo o Novo Testamento e uma parte do antigo, mas vejam em especial a carta aos Romanos).
E porque tinha que ser o Filho de Deus? (Jo 1, 34)
Porque só Jesus é quem conseguiria. Primeiro Ele é igualmente Deus. Segundo Ele já existia antes de tudo, por Ele e para Ele todas as coisas foram criadas (Cl 1, 15-17). Terceiro se Deus é perfeito somente Ele mesmo é quem poderia redimir a humanidade, que homem faria o que Ele fez? Era necessário que tudo acontecesse.
Apesar de já pularmos pra resposta, vamos seguir uma ordem cronológica. No começo, pouco após a queda do homem, Deus passou a visitar o seu povo em busca de reconquistar a humanidade. Muitos foram chamados por Deus, mas poucos se interessaram. Até que foram surgindo uns e outros que entenderam que tinham que buscar a Deus pois só Ele é o Deus verdadeiro. Esses foram os profetas, por isso que se diz: O Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó. (Antigo Testamento). Por meio dos profetas, que se dispuseram a seguir a vontade de Deus, falou o Espírito Santo. (2Pd 1, 20-21).
E o que falaram? Que havia uma salvação. Mas essa salvação só poderia vir do próprio Deus. E a salvação veio (alguns bons anos depois) num corpo humano, mortal e corruptível. Em tudo Jesus foi igual aos demais homens, exceto no pecado, Ele nunca pecou, embora houvesse chances a toda hora, como há para nós. (Hb 4, 14-15).
Após isso falaremos do nascimento do Cristo. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário