Parte final do oitavo capítulo de Lucas, aqui Lc 8, 40-56.
Filha, tua fé te salvou! 40 Quando Jesus voltou, foi recebido pela multidão, pois todos O estavam esperando. 41 Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, veio-Lhe ao encontro. Prostrou-se aos pés de Jesus e Lhe pedia que fosse à sua casa. 42 Ele tinha uma única filha, de uns doze anos, que estava para morrer. Jesus se dirigiu para lá, sufocado pelas multidões. 43 Uma mulher, que há uns doze anos sofria de hemorragia e gastara com médico tudo o que possuía, sem conseguir ser curada por ninguém, 44 achegou-se por trás e Lhe tocou o manto. No mesmo instante a hemorragia cessou.
45 Jesus disse: "Quem foi que Me tocou?" Como todos negassem, Pedro disse: "Mestre, a multidão Te cerca e Te aperta". 46 Jesus, porém, disse: "Alguém Me tocou! Senti que saiu de Mim uma força". 47 Vendo que tinha sido descoberta, a mulher aproximou-se trêmula; prostrada diante de Jesus, ela contou na presença de todo o povo o motivo por que O tinha tocado e como logo tinha ficado curada. 48 Jesus lhe disse: "Filha, a tua fé te curou. Vai em paz"!
Mais uma vez o lado humano x o lado divino de Jesus. Num primeiro momento Ele sentiu alguém O tocar, não um toque comum da multidão, mas um toque com fé que Lhe tirou forças e não sabia sequer quem O havia tocado e por outro lado temos o poder de Deus que se manisfesta e cura a mulher. E Jesus ainda vai ao encontro da filha de Jairo.
Não temas, crê tão somente. 49 Jesus ainda estava falando, quando alguém da casa do chefe da sinagoga chegou, dizendo: "Tua filha morreu. Deixa de incomodar o Mestre". 50 Mas ouvindo isso, Jesus disse: "Não tenhas medo, basta crer e ela ficará curada". 51 Chegando em casa, não deixou ninguém entrar com Ele, a não ser Pedro, João e Tiago, bem como o pai e a mãe da menina. 52 Todos choravam e a lamentavam. Jesus disse: "Não choreis! Ela não está morta! Está dormindo". 53 Eles riram-se de Jesus, pois sabiam que estava morta. 54 Mas Ele, tomando-a pela mãe disse em voz alta: "Menina, levanta-te". 55 Ela voltou a respirar, e imediatamente se levantou. Jesus mandou que lhe dessem de comer. 56 Os pais ficaram fora de si, mas Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido.
Numa passagem anterior, Jesus pede ao homem do povoado dos gerasenos que contasse o que lhe acontecera, mas à estes não. Por que? Porque no primeiro caso, é necessário o testemunho para aqueles pois ninguém o tinha visto, apenas Jesus, os discípulos, o próprio homem e os pastores dos porcos que estavam lá, e já no segundo havia uma grande multidão. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário