Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Lucas 8 - parte 1

Primeira das muitas partes desse grande capítulo, aqui: Lc 8, 1-18.
8 Mulheres convertidas seguem Jesus. 1 Logo depois, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a boa-nova do reino de Deus. Acompanhavam-No também os Doze 2 e também algumas mulheres, que tinham sido curadas de espíritos malignos e enfermidades: Maria, chamada Madalena, de quem tinham saído sete demônios, 3 Joana, mulher de Cuza, administrador de Herodes, Susana e muitas outras que os serviam com seus bens.
No balanço histórico de Lucas vemos que são muitas as mulheres que seguiam a Jesus e os discípulos e algumas delas bem conhecidas na região.
A parábola do semeador. 4 Havia-se reunido uma grande multidão, pessoas que vinham a Ele de várias cidades. Ele lhes falou, então, através de parábolas: 5 "O semeador saiu a semear a sua semente. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho. Foi pisoteada e as aves do céu a comeram. 6 Outra caiu sobre as pedras e, depois de nascer, secou por falta de umidade. 7 Outra parte caiu em meio aos espinhos; os espinhos cresceram com ela e a sufocaram. 8 Outra parte caiu em terra boa e, nascendo, deu fruto cem por um". Dizendo isso, Jesus falou com voz forte: "Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça".
A razão das parábolas. 9 Os discípulos Lhe perguntaram o significado daquela parábola. 10 E Ele respondeu: "A vós foi dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos outros, só em parábolas, de maneira que, olhando não enxerguem e, ouvindo, não compreendam.
Essa passagem está em Is 6, 9.
Explicação da parábola. 11 Este é o sentido da parábola: A semente é a palavra de Deus. 12 Os que estão à beira do caminho são os que ouvem, mas em seguida vem o diabo e lhes tira do coração a palavra, para que não creiam nem se salvem. 13 Os que estão sobre as pedras são os que houvem e recebem a palavra com alegria, mas não tem raízes; creem por algum tempo e no momento da tentação desistem. 14 O que cai entre espinhos são aqueles que houvem a palavra. Mas depois acabam se afogando nos cuidados, na riqueza e nos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer.15 O que cai em terra boa são aqueles que, ouvindo com coração generoso e bom, conservam a palavra e dão fruto na perseverança.
Viver e propagar a doutrina. 16 Ninguém acende uma lâmpado e a cobre com uma vasilha, nem a põe debaixo da cama. Ao contrário, coloca-a num candelabro, para que os que entrem vejam a luz. 17 Pois nada há oculto que não venha a ser descoberto, nem segredo que não venha a se conhecer claramente. 18 Vede, pois, como é que ouvis;;;1 Por que a ninguém será dado; e de quem não tem, até mesmo o que pensa ter será tirado".
Até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário