Continuando os ensinamentos de Jesus em Lucas, aqui Lc 11, 21-36.
21 Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os bens estão seguros. 22 Mas se chega um mais forte do que ele e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e divide os bens que tomou.
23 Quem não está comigo, está contra Mim; e quem não recolhe comigo, espalha.
Jesus deixa claro que se o posicionamento de uma pessoa é neutra, ou seja não está e nem acredita em Jesus, está contra Ele, pois só está com Ele quem O aceita e O acolhe.
24 Quando um espírito impuro sai de uma pessoa, anda por lugares áridos, em busca de repouso. Não o achando, diz: 'Voltarei para minha casa, de onde saí'. 25 Quando chega, encontra a casa vazia e arrumada. 26 Vai então e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. Eles entram e se instalam ali. E a última situação daquela pessoa se torna pior do que a primeira".
Casa vazia é casa sem Deus, e mesmo que alguém consiga expulsar o demônio ele volta e com mais demônios por não ter ninguém em casa. Essa casa é o nosso interior, a nossa alma.
A verdadeira felicidade. 27 Enquanto assim falava, uma mulher levantou a voz do meio da multidão e Lhe disse: "Feliz o ventre que Te trouxe e os seios que Te amamentaram!" 28 Mas Jesus respondeu: "Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática".
Enquanto uma pessoa se preocupa em elogiar a Deus, Ele pede para as pessoas prestarem atenção ao que Ele diz e pôr em prática.
O sinal de Jonas. 29 Aumentando a multidão, Jesus começou a falar: "Esta gente é má. Pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal senão o de Jonas. 30 Pois assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração.
Sinal de Jonas. Jonas foi aquele engolido pela baleia, mas que voltou depois de três dias. Jesus foi morto, mas ressuscitou no terceiro dia.
31 No dia do juízo, a Rainha do Sul se levantará contra os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está alguém maior do que Salomão.
32 Os ninivitas se levantarão no juízo contra esta geração e a condenarão, porque eles se converteram com a pregação de Jonas, e aqui está alguém maior do que Jonas.
Ser luz para os outros. 33 Ninguém acende uma lâmpada e a põe num canto escondido, nem debaixo de uma vasilha, mas sobre um candelabro, para que os que entram vejam a luz.
34 O teu olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho for sadio, todo o corpo ficará iluminado; se for doente, também o corpo estará no escuro.
35 Cuida, pois, que a luz que está em ti não seja escuridão. 36 Porque, se todo o corpo estiver iluminado e não houver parte escura, todo ele brilhará como uma lâmpada, quando te ilumina de vivo esplendor".
Uma pessoa boa brilha, se destaca no meio das outras, mas deve ser uma pessoa que busque ajudar aos outros e não guardar o que se tem de bom para si. Até a continuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário