Textos Apócrifos são escritos onde não se pode precisar o seu autor, nem a sua intenção em escrever e nem são inspirados por Deus.
Desde os primórdios a Igreja se depara com isso, pessoas que falseiam documentos, ou falsos testemunhas ou pessoas que querem denegrir a Verdade. Uma das características de coisas erradas é que sempre há algo que podemos observar que não condiz com a verdade e assim identificamos e rejeitamos. Eu mesmo postei no blog diversos materiais para baixar que não estão na Bíblia, mas que por eu não encontrar nada que fosse falso vi que poderia ser de algum proveito. Não há "mentiras infinitas", por isso o diabo sempre mistura verdades com mentiras, de modo que devemos desprezar alguns desses escritos (a maioria).
Alguns são tão absurdos que só pelo título ou pela proposta eu nem perdi tempo lendo. Por exemplo: Carta do rei Abgaro a Jesus (Jesus teria recebido uma carta e escrito outra de volta assim que nasceu, pela data), Evangelho de Judas (que seria um escrito do traidor no período antes da traição e do suicídio), Evangelho de Maria Madalena (Se até pouco tempo as mulheres eram analfabetas quanto mais no tempo de Jesus), A história de José (que seria um escrito dos discípulos sobre Jesus falando de seu pai antes da traição que foi convenientemente escondido), O primeiro/ segundo livro de Adão e Eva (Por favor né), entre outros.
Outros como já disse anteriormente percebemos coisas contrárias ao que está escrito na palavra de Deus, portanto mentiras para os que creem. O post ficaria muito longo se eu fizesse de todos, portanto vou fazer de algum e mostrar onde está errado e portanto justificar que não deve ser aceito.
Evangelho segundo Tomé, o Dídimo.
Estes são os ensinamentos (logia) ocultos expostos por Jesus, o vivo, que Judas Tomé, o
gêmeo, escreveu.
(1) E ele disse: "Quem descobrir o significado interior destes ensinamentos não provará a
morte."
(2) Jesus disse: "Aquele que busca continue buscando até encontrar. Quando encontrar,
ele se perturbará. Ao se perturbar, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo."
(3) Jesus disse: "Se aqueles que vos guiam disserem, ‘Olhem, o reino está no céu,’ então,
os pássaros do céu vos precederão, se vos disserem que está no mar, então, os peixes vos precederão. Pois bem, o reino está dentro de vós, e também está em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, então, sereis conhecidos e compreendereis que sois filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis essa pobreza."
(4) Jesus disse: "O homem idoso não hesitará em perguntar a uma criancinha de sete dias
sobre o lugar da vida, e ele viverá. Pois muitos dos primeiros serão os últimos e se tornarão um
(5) Jesus disse: "Reconheça o que está diante de teus olhos, e o que está oculto a ti será
desvelado. Pois não há nada oculto que não venha ser manifestado."
(6) Seus discípulos o interrogaram dizendo: "Queres que jejuemos? Como devemos orar?
Devemos dar esmolas? Que dieta devemos observar?"
Jesus disse: "Não mintais e não façais aquilo que detestais, pois todas as coisas são
desveladas aos olhos do céu. Pois não há nada escondido que não se torne manifesto, e nada oculto que não seja desvelado." (..abreviação para o post não ficar longo)
(11) Jesus disse: "Este céu passará, e aquele acima dele passará. Os mortos não estão
vivos e os vivos não morrerão. Nos dias em que consumistes o que estava morto, vós o tornastes
vivo. Quando estiverdes morando na luz, o que fareis? No dia em que éreis um vos tornastes dois. Mas quando vos tornardes dois, o que fareis?"
(12) Os discípulos disseram a Jesus: "Sabemos que tu nos deixarás. Quem será nosso líder?"
Jesus disse-lhes: "Não importa onde estiverdes, devereis dirigir-vos a Tiago, o justo, para
quem o céu e a terra foram feitos."
(13) Jesus disse a seus discípulos: "Comparai-me com alguém e dizei-me com quem me
assemelho."
Simão Pedro disse-lhe: "Tu és semelhante a um anjo justo." Mateus lhe disse: "Tu te assemelhas a um filósofo sábio." Tomé lhe disse: "Mestre, minha boca é inteiramente incapaz de dizer com quem te assemelhas."
Jesus disse: "Não sou teu Mestre. Porque bebeste na fonte borbulhante que fiz brotar,
tornaste-te ébrio. E, pegando-o, retirou-se e disse-lhe três coisas. Quando Tomé retornou a seus
companheiros, eles lhe perguntaram: "O que te disse Jesus?"
Tomé respondeu: "Se eu vos disser uma só das coisas que ele me disse, apanhareis pedras
e as atirareis em mim, e um fogo brotará das pedras e vos queimará."
(14) Jesus disse-lhes: "Se jejuardes, gerareis pecado para vós; se orardes, sereis
condenados; se derdes esmolas, fareis mal a vossos espíritos. Quando entrardes em qualquer país e caminhardes por qualquer lugar, se fordes recebidos, comei o que vos for oferecido e curai os enfermos entre eles. Pois o que entrar em vossa boca não vos maculará, mas o que sair de vossa boca – é isso que vos maculará."
Até aqui já é suficiente. Vemos nessa frase número 14 que Jesus teria dito que o jejum gera o pecado. Ora, se isso fosse verdade como Ele teria feito as recomendações que fez sobre o jejum (Mt 6, 16-18), e feito Ele mesmo diversos jejuns.
Jesus teria dito também que a oração condena. Ora, se isso fosse verdade porque Ele ensinaria a oração do Pai-Nosso? Tem passagens favoráveis as orações nos quatro Evangelhos e eu acho que em todos os livros do Novo Testamento, talvez uma ou outra epístola menos não contenha alguma citação.
É tanta coisa errada e contrária que gera revolta.nem vou perder meu tempo e nosso, leitor, para continuar com algo que esteja errado; esse foi só um exemplo para mostrar que a maior parte dos textos não bíblicos são falsos e devem cair no esquecimento, somente para ser lembrado que tem pessoas que buscam a mentira. Para quem quer buscar a verdade nunca se engane com nada que seja contrário; até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário