Continuando e fechando o décimo capítulo de Lucas, aqui Lc 10, 21-42.
Jesus louva o Pai. 21 Naquela mesma hora, Jesus sentiu-Se inundado de alegria no Espírito Santo e disse: "Eu Te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do Teu agrado. 22 Tudo Me foi entregue por Meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, e quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar".
23 Voltando-se para os discípulos, Jesus lhes disse em particular: "Felizes os olhos que veem o que vós vedes. 24 Pois Eu vos digo: Muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram".
Deus revela aos humildes, pois assim fica claro que a ação é dEle e não das pessoas que se dizem "cheias do espírito santo".
O mandamento principal. 25 Levantou-se um doutor da Lei e, para O testar, perguntou: "Mestre, o que devo fazer para alcançar a vida eterna?" 26 Jesus lhe respondeu: "O que está escrito na Lei? Como é que tu lês?" 27 Ele respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a tua alma, com todas as forças e com a mente, e o próximo como a ti mesmo". 28 Jesus, então, lhe disse: "Respondeste bem. Faze isso e viverás". 29 Mas, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: "E quem é o meu próximo?".
Essa lei está escrita em Dt 6, 5. E Jesus ainda dá uma indireta pra ele, dando a entender que ele estava sendo hipócrita.
Parábola do bom samaritano. 30 Jesus respondeu: "Um homem descia de Jerusalém a Jericó. Pelo caminho, caiu nas mãos de assaltantes. Estes, depois de lhe tirarem tudo e de o espancarem, foram embora, deixando-o quase morto. 31 Por acaso, desceu pelo caminho um sacerdote. Vendo-o, desviou-se dele. 32 Do mesmo modo um levita, passando por aquele lugar, também o viu e passou adiante. 33 Mas um samaritano, que estava de viagem, chegou até ele. Quando o viu, ficou com pena dele. 34 Aproximou-se, tratou das feridas, derramando nelas azeite e vinho. Depois colocou-o em cima da própria montaria, conduziu-o à pensão e cuidou dele. 35 Pela manhã, tirando duas moedas de prata, deu-as ao dono da pensão e disse-lhe: 'Cuida dele e o que gastares a mais, na volta te pagarei'.
36 Na tua opinião, quem destes três se tornou o próximo daquele que caiu nas mão dos assaltantes?" 37 Ele respondeu: "Aquele que teve pena dele". Então Jesus disse: "Vai e faze tu o mesmo!"
Uma história bem simples para que não ficasse dúvidas de que o próximo é qualquer um.
Marta e Maria. 38 Pondo-se eles a caminho, Jesus entrou num povoado. Uma mulher, de nome Marta, O recebeu em sua casa. 39 Ela tinha uma irmã chamada Maria que, sentada aos pés do Senhor, escutava a Sua palavra. 40 Marta, porém, andava atarefada com o muito serviço. Parou e disse: "Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha no serviço? Dize-lhe que me venha ajudar". 41 O Senhor lhe respondeu: "Marta, Marta, andas muito agitada e te preocupas com muitas coisas. 42 Entretanto, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada".
Como receber o Senhor? As duas receberam, uma em ser a serva e a outra em se dispor a ouvir. E Jesus não vai dizer qual delas você vai fazer, isso é de cada um, Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário