Primeira parte deste capítulo, Lc 11, 1-20.
11 Jesus ensina a rezar. 1 Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos discípulos Lhe pediu: "Senhor, ensina-nos a rezar como João ensinou a seus discípulos". 2 Ele lhes disse: "Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o Teu nome, venha o Teu reino. 3 Dá-nos cada dia o pão necessário; 4 perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todos que nos ofenderam, e não nos deixes cair em tentação".
Esse discípulo que pediu isso lembrando de João Batista, certamente foi um dos discípulos dele que seguiu Jesus, talvez Santo André.
Pedir com perseverança. 5 Jesus acrescentou: "Se algum de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6 pois um amigo meu chegou de viagem e não tenho nada para oferecer', 7 e eles responder lá de dentro: 'Não me incomodes, a porta já está fechada e eu e os meus filhos já estamos deitados; não posso me levantar para te dar os pães'. 8 Eu vos digo: Se ele não se levantar e não lhe der os pães por ser seu amigo, ao menos se levantará por causa do incômodo e lhe dará quantos necessitar.
Pedir com confiança. 9 Digo-vos, pois: Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei (a porta) e vos abrirão. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, se abre. 11 Que pai dentre vós dará uma pedra a seu filho que pede um pão? Ou lhe dará uma cobra se pedir um peixe? 12 Ou se pedir um ovo lhe dará um escorpião? 13 Se, pois, vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que pedirem!"
Antes Jesus só falava do pão, alimento, mas no final Ele cita que o pão também pode ser espiritual. Na sequência Lucas quebra um pouca a narrativa para falar outros ensinamentos de Jesus.
Jesus e Belzebu. 14 Jesus expulsava um demônio que era mudo. Assim que o demônio saiu, o mudo falou. As multidões ficaram admiradas, 15 mas alguns disseram: "Ele expulsa os demônios pelo poder de Belzebu, o chefe dos demônios". 16 E outros, para O testar, pediam-Lhe um sinal do céu.
No caso o demônio em si era mudo e fez a pessoa possuída muda, após sair a pessoa voltou ao normal.
17 Conhecendo os seus pensamentos, Jesus disse: "Todo reino dividido contra si mesmo acaba em ruína, e as casas caem umas sobre as outras. 18 Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como se manterá o seu reino? Vós dizeis que expulso os demônios por Belzebu. 19 Se Eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que expulso os demônios, então o reino de Deus chegou até vós.
Em outras palavras, Jesus estava lá fazendo os milagres, então os perguntou se eles acreditavam que era um sinal de Deus ou do diabo. E se acreditarem no diabo ele mesmo será o juiz de quem fizer isso. Até a continuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário