Continuação e fechamento deste capítulo, aqui Lc 11, 37-54.
Hipocrisia dos escribas e dos fariseus. 37 Enquanto falava, um fariseu O convidou para jantar em sua companhia. Jesus entrou e se pôs a mesa. 38 O fariseu se admirou ao ver que Ele não tinha se lavado antes de comer. 39 O Senhor lhe disse: "Vós, fariseus, limpais a taça e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade!
40 Insensatos! Por acaso quem fez o exterior também não fez o interior? 41 Dai antes de esmola as coisas de dentro, e tudo será limpo para vós.
42 Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da menta e da arruda e de todo legume, mas negligenciais a justiça e o amor de Deus! É isso que é necessário, sem omitir aquilo.
Jesus explica que, apesar de os fariseus fazerem o que era proposto, não faziam o principal que é ser limpo por dentro.
43 Ai de vós, fariseus, que gostais das primeiras cadeiras cadeiras nas sinagogas e das saudações nas praças públicas!
44 Ai de vós que sois como sepulturas camufladas, sobre as quais a gente pisa sem o saber!"
45 Tomando a palavra, um doutor da Lei Lhe disse: "Mestre, falando assim, ofendes também a nós". 46 E Jesus disse: "Ai de vós também, doutores da Lei, que lançais pesadas cargas sobre os outros enquanto vós mesmos nem com um dedo a tocais!
Tem muito isso em muitos lugares, pessoas que se dizem detentoras de fé e conhecimento que exploram outras pessoas e nada fazem.
47 Ai de vós, que edificais os túmulos dos profetas que, aliás, vossos pais mataram!
48 Vós mesmos servis assim de testemunhas e aprovais a obra de vossos pais, por que em verdade eles os mataram, mas sois vós que edificais.
49 Por isso a Sabedoria de Deus disse: 'Vou enviar-lhes profetas e apóstolos; matarão alguns e perseguirão a outros'. 50 É para que desta geração sejam pedidas contas do sangue de todos os profetas, derramado desde o princípio do mundo, 51 a começar do sangue de Abel até o sangue de Zacarias, assassinado entre o altar e o santuário; sim, Eu vos asseguro que serão pedidas contas desta geração.
A história de Caim e Abel a grande maioria conhece, mas a do profeta Zacarias vale um bom destaque. Zacarias era filho de Joiada, Joiada ajudou na reconstrução do templo, mas de nada adiantou pois continuaram a prestar culto a outros deuses. Após a morte de seu pai, Zacarias assumiu sua condição de profeta e o Espírito falou por ele, predizendo tudo que Jesus repetiu. Está em 2Cr 20, 17-22.
52 Ai de vós, doutores da Lei, que vos apoderastes da chave da ciência: vós mesmos não entrastes, e impedistes aos que desejavam entrar".
53 Depois que Jesus saiu dali, os escribas e fariseus começaram a importuná-Lo muito e acossá-Lo com muitas perguntas. 54 Armavam-Lhe ciladas e procuravam surpreendê-Lo em alguma palavra de Sua boca.
Assim encerra este capítulo, mostrando o aumento da perseguição à Jesus, depois dEle dizer certas verdades e desmoralizar essa classe. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário