Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Lucas 9- parte 3

Fechamento deste capítulo: Lc 9, 44-62.
Segundo anúncio da Paixão. Como todos se admirassem de tudo que fazia, Jesus disse a seus discípulos: 44 "Prestai bem atenção ao que vou dizer: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens!" 45 Mas eles não compreendiam estas palavras. Para eles era uma linguagem obscura de modo que não a entendiam, e tinham medo de perguntar-Lhe sobre isso.
Quem é o maior. 46 Surgiu entre eles a ideia: quem deles seria o maior. 47 Conhecendo o que eles pensavam, Jesus tomou uma criança, colocou-a junto de Si 48 e lhes disse: "Quem receber esta criança em Meu nome, é a Mim que recebe; e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. O menor de todos vós, esse é o maior".
Ai é que eles não entendiam mesmo. Mas o que Jesus quer dizer é que o maior é o que se faz de menor, o que serve, o que faz a caridade.
49 Tomando a palavra, João disse: "Mestre, vimos alguém expulsar demônios em Teu nome e o proibimos, porque não nos segue". 50 Mas Jesus lhe disse: "Não o proibais, pois quem não está contra vós está a vosso favor".
De agora até meados do capítulo 19, a narrativa gira em torno da viagem à Jerusalém com doutrinas as discípulos e ao povo.
Má acolhida em Samaria. 51 Como estavam para se completar os dias em que seria arrebatado deste mundo, Jesus dirigiu-se resolutamente para Jerusalém 52 e enviou mensageiros na frente. Eles foram e entraram num povoado de samaritanos para Lhe preparar pousada. 53 Mas os samaritanos não O quiseram receber, porque era evidente que ia a Jerusalém. 54 Ao ver isso, Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para acabar com eles?" 55 Jesus, porém, voltou-se e os repreendeu. 56 E se dirigiram para outro povoado.
Os mensageiros, que neste caso foram Tiago e João, viram que o povo samaritano não queria receber o Mestre e repetiram o que foi dito em 2Rs 1, 10-12, pelo profeta Elias. Mas o caso de Elias foi diferente, o fogo veio para protegê-lo, enquanto os discípulos queria o fogo como um ataque. E Jesus não veio para matar ninguém, mas para dar vida.
Seguir Jesus no despojamento. 57 Seguindo caminho, veio alguém que Lhe disse: "Eu Te seguirei aonde quer que fores". 58 Jesus lhe disse: "As raposas têm tocas e os pássaros do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".
59 A outro Ele disse: "Segue-Me", mas ele respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai". 60 Jesus, porém, lhe respondeu: "Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus".
61 Outro Lhe disse: "Eu Te seguirei, Senhor, mas deixa-me antes despedir-me de minha família". 62 Jesus lhe respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás serve para o reino de Deus".
É mostrado três casos que mostram que por mais que a maioria das pessoas queiram, não conseguem seguir a Deus como se deve. No primeiro, Jesus sabia que o homem que queria segui-Lo era alguém que queria riquezas, não que Judas Iscariotes, por exemplo, não quisesse, mas Deus já tinha feito à escolha por ele naquela ocasião. O segundo caso, Jesus diz para alguém segui-Lo, mas este quer esperar a morte do seu pai e quando Deus chama é no tempo dEle, que é sempre certo e diz para que os mortos (que já estão mortos por estarem longe de Deus) enterrem as pessoas que já morreram.No terceiro é mais um que quer seguir Jesus, mas que não serve por estar sempre olhando para o passado e pra seguir a Jesus como Ele quer é necessário que seja sempre olhando pra frente, esquecendo o passado de morte sem a presença de Deus e vivendo a vida nova em Cristo. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário