Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Lucas 22 - parte 2

Continuando este capítulo, Lc 22, 24-46.
Maior é o que serve. 24 Surgiu entre eles uma discussão sobre quem deles deveria ser considerado o maior. 25 Jesus disse-lhes: "Os reis das nações as dominam e os que exercem autoridade são considerados benfeitores. 26 Entre vós não seja assim. Ao contrário, o maior entre vós seja como o menor, e quem manda, como quem serve. 27 Pois quem é o maior, quem está sentado à mesa ou quem serve? Não é quem está sentado à mesa? Pois Eu estou no meio de vós como quem serve. 28 Vós sois os que permanecestes comigo nas minhas tentações. 29 Eis por que Eu confio a vós o Reino, assim como o Pai O confiou a Mim; 30 assim comereis e bebereis à Minha mesa no Meu Reino e vos sentareis em tronos, como juízes das doze tribos de Israel.
Ao longo de toda a Sua vida Jesus foi assim: um rei que servia e dava exemplos, e agora vai dando as últimas explicações antes da Paixão.
Palavra sobre Pedro. 31 Simão, Simão, Satanás vos procurou para vos peneirar como trigo. 32 Mas Eu orei por ti, para que tua fé não falhe; e tu, uma vez convertido, confirma os irmãos". 33 Respondeu Simão: "Senhor, estou pronto para ir contigo não só à prisão mas até à morte". 34 Jesus lhe disse: "Pedro, Eu te digo que antes que hoje o galo cante, por três vezes negarás que me conheces".
Pedro achou que Jesus estava elogiando, mas Jesus estava dizendo que se não fosse por Ele, Pedro é quem seria o traidor, tanto que Jesus disse o que ia acontecer no futuro, Pedro trai a si próprio.
Exortação e promessa. 35 E perguntou-lhes: "Quando vos enviei sem bolsa, nem sacola, nem sandálias, faltou-vos alguma coisa?" - "Nada", responderam eles. 36 Jesus acrescentou: "Pois agora, quem tiver bolsa, que a pegue e também a sacola, e quem não tiver, venda o manto e compre uma espada. 37 Pois Eu vos digo que se deve cumprir em Mim a seguinte escritura: Foi contado entre os criminosos. Pois aquilo que Me diz respeito está para realizar-se". 38 Eles disseram: "Senhor, aqui estão duas espadas". E Jesus lhes respondeu: "É o bastante".
Quando fui lendo achei que realmente "espada" era no sentido figurado, mas não. A passagem que o Mestre se refere está em Is 53, 23 (belo capítulo esse de Isaías) e Jesus diz para lembrar quem Ele era e o que ia acontecer. As espadas, então, eram para dar esse "ar de criminoso", ou seja, fazer-se criminoso (não para usar a espada, somente para tê-la).
Oração de Jesus no Getsêmani. 39 Ao sair, Jesus dirigiu-Se, como de costume, para o monte das Oliveiras, e os discípulos também o seguiram. 40 Ao chegar ali, disse-lhes Jesus: "Orai para não cairdes em tentação". 41 Afastou-se à distância do arremesso de uma pedra, pôs-Se de joelhos e orava, 42 dizendo: "Pai, se queres, afasta de Mim este cálice; contudo, não se faça a Minha vontade mas a Tua". 43 Apareceu-Lhe um anjo do céu, que O confortava. 44 E cheio de angústia orava com mais insistência. Seu suor tornou-Se como gotas de sangue caindo por terra. 45 Levantando-Se da oração, veio até os discípulos e os encontrou adormecidos pela tristeza, 46 e lhes disse: "Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai para não cairdes em tentação".
Lucas também mostra muito a visão dos discípulos, como eles estavam e o que sentiam, o que é muito importante para entender mais de como tudo aconteceu; até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário