Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Lucas 19 - parte 1

Bem longo este capítulo, primeira parte: Lc 19, 1-28.
19 Jesus em casa de Zaqueu. 1 Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. 2 Havia ali um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos cobradores do imposto. 3 Procurava ver Jesus, mas não conseguia por causa da multidão, pois era muito baixo. 4 Correndo na frente, subiu numa figueira brava para vê-Lo, pois tinha de passar por ali. 5 Ao chegar ao lugar, Jesus olhou para cima e disse-lhe: "Zaqueu, desce depressa, pois hoje devo ficar em tua casa". 6 Ele desceu a toda pressa e O recebeu com alegria. 7 Ao ver isso, todos começaram a resmungar: "Ele foi hospedar-se na casa de um pecador". 8 Zaqueu entretanto, de pé, disse ao Senhor: "Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se em alguma coisa prejudiquei alguém, vou restituir quatro vezes mais". 9 Disse-lhe Jesus: "Hoje a salvação entrou nesta casa porque também este é um filho de Abraão. 10 Pois o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido".
Então Zaqueu foi salvo por: Primeiro buscar Jesus; segundo encontrando-O acolhê-Lo e; terceiro fazendo a Sua vontade.
Cooperar com a graça da salvação. 11 Tendo eles ouvido isto, Jesus acrescentou uma parábola. É que estava próximo de Jerusalém e eles pensavam que o reino de Deus logo ia manifestar-se. 12 Disse Ele: "Um homem nobre partiu para um país distante a fim de receber a dignidade de rei e voltar. 13 Chamando dez de seus escravos, entregou a cada um mil moedas de prata e recomendou-lhes: 'Negociai enquanto estou de viagem'. 14 Os seus concidadãos, porém, o odiavam e enviaram uma comissão atrás dele, dizendo: 'Não queremos que este homem venha a reinar sobre nós'.
15 Aconteceu que, depois de receber o reino, o homem voltou e mandou chamar os escravos, a quem tinha confiado o dinheiro, para saber o que cada um havia lucrado. 16 Apresentou-se o primeiro, dizendo: 'Senhor, as mil moedas renderam dez vezes mais!' 17 Disse-lhe ele: 'Muito bem, escravo bom, já que foste fiel no pouco, recebe o governo de dez cidades'. 18 Chegou o segundo e disse: 'Senhor, as mil moedas renderam cinco vezes mais!' 19 Disse também a este: 'Recebe também tu o governo de cinco cidades'. 20 Chegou o outro, dizendo: 'Senhor, aqui estão as mil moedas que guardei num pano. 21 É que eu tinha medo de ti, porque és um homem severo e queres exigir o que não deste e colher onde não semeaste'. 22 Respondeu-lhe ele: 'Por tuas próprias palavras eu te condeno, escravo mau. Não sabias que sou homem severo, exijo o que não dei e colho onde não semeei? 23 Porque não depositaste o meu dinheiro num banco? Assim ao regressar, eu o receberia com juros'. 24 Disse então aos presentes: 'Tirai dele as mil moedas e dai ao que tem dez mil'. 25 Disseram-lhe: 'Senhor, ele já possui dez mil moedas!' 26 O senhor respondeu-lhes: 'Digo-vos que a quem tem, será dado e a quem não tem, até mesmo o que tem lhe será tirado. 27 Quanto a estes meus inimigos, que não quiseram que reinasse sobre eles, trazei-os cá e degolai na minha presença'". 28 Depois de assim falar, Jesus seguiu adiante, subindo para Jerusalém.
E é assim (ou parecida, porque é uma parábola) a justiça divina, até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário