Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Os Papas da Igreja Católica - parte 3 - curiosidade diversas.

Pra fechar nossos comentários sobre papas ao longo da história da Igreja, um post com 10 curiosidades diversas sobre os papas.

10: Muitos nomes não constam na lista. Como assim? Houveram pessoas que se denominaram papas, sem ser por direito, e muitos outros Papas, acabaram por pular a numeração. Ai confusão não falta. Por exemplo, houve um antipapa Félix II, ai outro papa quis também ter o nome Félix, mas em vez de ser Félix II (o verdadeiro) ele preferiu Félix III, (sendo que é, oficialmente o segundo Félix). 
9: O nome de papa mais comum é João, sendo o último João XXIII. Em segundo lugar vem Gregório (até XVI) e em terceiro Bento (XVI).
8: O título Papa, só passou a ser utilizado a partir do século III, mas mesmo assim os que vieram antes são papas, pois só porque não havia um nome não significa que não exista. Por exemplo, o ar sempre existiu, mas o nome "ar", só veio depois. Então antes do nome "ar" não havia ar? Claro que não. Essa mesma lógica deve ser usada no caso dos papas, que é o maior cargo da Igreja Católica.
7: Pedro foi o primeiro Papa, e este fato está registrado na Bíblia. (Mt 16, 17-19) Mas na Bíblia tem um nome do segundo papa, mas sem indicações, apenas seu nome, este é São Lino, na segunda epístola de São Paulo à Timóteo: 2Tm 4, 21. O segundo cativeiro de Paulo data do ano de 67, Lino ainda seria indicado como Papa, por isso pouco ou nenhum detalhe mais específico sobre ele.
6: Mais uma relacionada à Bíblia: Muitos discípulos de Jesus poderiam ter sido papa, além de Pedro, mas seguiram sua ordem e se espalharam pelo mundo. No lugar deles outros assumiram como São Lino, Santo Anacleto e São Clemente I, discípulos de São Paulo.
5: O primeiro antipapa da Igreja foi Hipólito (217-235). Ele se opôs ao afrouxamento das penitências da época, onde a igreja acomodava um grande número de pagãos, mas apesar da boa intenção foi o que provocou uma das primeiras cismas dentro da igreja (segundo as cartas paulinas já se percebia naquela época pessoas que discordavam do ensinamento apostólico). Apesar disso antes da morte ele se reconciliou com a Verdadeira e única Igreja de Cristo e morreu como mártir. É considerado santo.
4: No começo da Igreja, um sacerdote podia ser casado e ter filhos, como no judaísmo, por exemplo Zacarias (pai de São João Batista), só bem depois veio surgir o celibatário. E na igreja primitiva os papas tinham filhos. E houve um caso de sucessão: o Papa Inocêncio I é filho do Papa Anastácio I.
3: Ao todo são 83 papas santos e 9 beatos. Há também 3 veneráveis (Leão XIII, Pio XII e Paulo VI) e 3 servos de Deus (Bento XII, Pio VII e João Paulo I).
2: Na verdade nunca houve um papa João XX. E nem antipapa. Simplesmente erraram. O Papa que usou João XXI (que era pra ser XX). A lenda de que ele estaria incluindo a antipapa (papisa) Joana é falsa, até porque essa mulher é de um tempo em que a contagem dos "João" era entre VII e VIII.
1: Papa Francisco é tido como o último dos papas, segundo a profecia dos papas ou profecia de São Malaquias. A igreja não reconhece essa profecia oficialmente, mas a título de informação essa teoria pode ser bem verdadeiras, pois há uma série de coincidências. Trata-se de uma lista com frases em latim onde há a indicação de todos os papas e alguns antipapas desde 1143. A maioria é de difícil compreensão, mas outros tem um pouco de relação. Por exemplo a frase "Vríus uelox" (Urso rápido) é referente à Clemente XIV, onde sua família possui um urso em movimento no seu brasão. Outro exemplo: "Lumen in coelo" (Luz no céu) é referente à Leão XIII, onde no brasão possui uma estrela cadente. E a última é: "Petrus Romanus, qui paſcet oues in multis tribulationibus: quibus tranſactis ciuitas ſepticollis diruetur, & Iudex tremẽdus iudicabit populum ſuum. Finis."
Traduzindo: Da desolação do Mundo, reinara Pedro, o Romano, que vai alimentar as ovelhas através de muitas tribulações, após as quais a cidade das sete colinas será destruida e o juiz tremendo julgará o seu povo. Fim.
Podemos interpretar como: a Pedra romana, ou seja, uma rocha de roma, há quem diga que seja está a prata (Argentum) (relacionado, portanto, ao único papa argentino da história); Cidade das sete colinas (Roma) e o fim do mundo.
Se essas expectativas se confirmarem (coisa que jamais saberemos ao certo, já que o dia do Senhor virá como um ladrão) é, de fato, o fim do mundo.
Para esses três posts utilizamos a Wikipedia como fonte principal. Lá você pode ver muitas outras informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário