Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Lucas 4 - parte 1

Dividimos o capítulo 4 em duas partes para melhor compreensão. Aqui Lc 4, 1-22.
4 A tentação de Jesus. 1 Cheio do Espírito Santo, Jesus voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito para o deserto, 2 onde foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada nestes dias e, terminado esse tempo, teve fome. 3 O diabo, então, Lhe disse: "Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão". 4 Jesus lhe respondeu: "Está escrito: Não é só de pão que vive o ser humano".
Essa passagem está em Dt 8, 3.
5 Levando-O para o alto, o diabo mostrou-Lhe, num instante, todos os reinos do mundo 6 e disse: "Eu te darei o poder e a glória de todos estes reinos, porque a mim foram confiados e eu dou a quem eu quiser. 7 Se te prostrares, pois, diante de mim, tudo será teu". 8 Jesus lhe respondeu: "Está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele servirás". 9 O diabo o levou ainda para Jerusalém, colocou-O no ponto mais alto do Templo e Lhe disse: "Se és Filho de Deus, joga-Te daqui para baixo, 10 porque está escrito: A Teu respeito ordenou a seus anjos que Te guardem. 11 E ainda: Eles te carregarão nas mãos para não tropeçarem em alguma pedra". 12 Em resposta Jesus disse: "Está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus". 13 E tendo terminado toda espécie de tentação, o diabo se afastou dEle até o momento oportuno.
O diabo queria de toda forma que Jesus pecasse, inclusive citando a Bíblia, mas Jesus sabe que apesar de ele oferecer tudo, ele só quer o nosso mal. As passagens estão, respectivamente, em Dt 6, 13; Sl 91, 11; Dt 6, 16. A partir desse momento Lucas dá início a terceira parte de seu escrito, sobre o ano da graça do Senhor na Galileia, estendendo-se até meados do capítulo 9.
Jesus volta à Galileia. 14 Com a força do Espírito, Jesus voltou para a Galileia, e Sua fama correu por toda a região. 15 Ensinava nas sinagogas deles e era elogiado por todos.
Em Nazaré: o programa de Jesus. 16 Chegou a Nazaré onde se tinha criado. Segundo Seu costume, entrou num sábado na sinagoga e se levantou para fazer a leitura. 17 Deram-Lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, deu com a passagem onde se lia: 18 O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque ele me ungiu para anunciar a boa-nova aos pobres: enviou-me para proclamar aos aprisionados a libertação, aos cegos a recuperação da vista, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e para anunciar um ano da graça do Senhor.
Essa belíssima passagem em Isaías está em: Is 61, 1-2; 58, 6.
20 Jesus fechou o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se. Os olhos de todos os presentes na sinagoga se fixaram nEle. 21 Então começou a falar-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabais de ouvir". 22 Todos se puseram a falar dEle e, maravilhados das palavras cheias de graça que saíam de Sua boca, diziam: "Não é este o filho de José?"
As pessoas se perguntavam: como é ele que é o anunciador da boa-nova, se o vimos crescer, vimos seus pais? Mas Ele é. Só depois dessa primeira vinda que Ele voltará na Sua glória. Até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário