Primeira parte do segundo capítulo de Lucas: Lc 2, 1-24.
2 Nascimento do Salvador! 1 Naqueles dias saiu um decreto do imperador Augusto, ordenando o recenseamento do mundo inteiro. 2 Este foi o primeiro recenseamento no governo de Quirino na Síria. 3 Todos iam registrar-se, cada um em sua cidade. 4 Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da família e da descendência de Davi, 5 para se registrar com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 Estando eles ali, completaram-se os dias para o parto, 7 e ela deu à luz o seu filho primogênito. Envolveu-O em panos e o deitou numa manjedoura, por não haver lugar na sala dos hóspedes.
Lucas já adianta o termo "primogênito" para depois falar da consagração de Jesus no Templo.
8 Naquela mesma região havia uns pastores no campo, vigiando à noite o rebanho. 9 Um anjo do Senhor apresentou-se diante deles e a glória do Senhor os envolveu de luz, ficando eles muito assustados. 10 O anjo lhes disse: "Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que é para todo o povo: 11 Nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é Cristo Senhor. 12 Este será o sinal: encontrareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura". 13 Imediatamente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, que louvava à Deus, dizendo: 14 "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados".
15 Assim que os anjos se foram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: "Vamos até Belém, para ver o acontecimento que o Senhor nos deu a conhecer". 16 Foram depressa e encontraram Maria, José e o menino deitado numa manjedoura. 17 Vendo-O, contaram as coisas que lhes foram ditas sobre o menino. 18 Todos que ouviam isto, maravilhavam-se do que lhes diziam os pastores.
Deus nos dá os sinais, mas nós temos que nos dispor a ir ver as maravilhas, os pastores foram abençoados pois receberam uma revelação, mais benção maior foi fazer a vontade de Deus.
19 Maria conservava todas essas coisa, meditando-as em seu coração. 20 Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora dito.
Além de Lucas indicar que a fonte de seus escritos é Maria, indica o exemplo dela que devemos seguir: meditar. Ao lado da oração a meditação é muito bom para o desenvolvimento da fé cristã.
Circuncisão de Jesus. 21 Completados os oito dias para a circuncisão do menino, foi lhe dado o nome de Jesus, como o anjo o havia chamado, antes de ser concebido no ventre materno.
Em tudo a Sagrada Família cumpria o que estava previsto na Lei daquele tempo.
Apresentação no Templo. 22 Terminados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém a fim de apresentá-Lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor. 24 Ofereceram também em sacrifício, conforme está escrito na Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.
Lucas reforça que José e Maria estavam totalmente dentro da lei. As passagens referem-se a Ex 13, 2. 12.15 e Lv 12, 8. Os dois pombinhos são a oferta de quem era mais pobre. Até a continuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário