Primeira parte do 13° capítulo de Marcos: Mc 13, 1-23.
13 O Templo será destruído. 1 Quando Jesus saiu do Templo, um dos discípulos Lhe disse: "Mestre, olha que pedras e que construções!" 2 E Jesus lhe disse: "Vês estas grandes construções? Não ficará aqui pedra sobre pedra; tudo será destruído".
3 Quando estava sentado no monte das Oliveiras, em frente ao Templo, Pedro, Tiago, João e André perguntaram-Lhe em particular: 4 "Dize-nos, quando acontecerá isso e qual é o sinal de que tudo isso vai acabar?"
O início das calamidades. 5 Jesus começou a dizer-lhes: "Cuidado para ninguém vos enganar. 6 Muitos virão em Meu nome e dirão: 'sou eu', e enganarão a muitos. 7 Quando ouvirdes falar de guerras e boatos de guerras, não vos perturbeis: é preciso que isso aconteça; mas ainda não é o fim. 8 Porque uma nação se levantará contra outra e um reino contra outro. Haverá terremotos e fome em diversos lugares. Isso será o começo dos sofrimentos. 9 Cuidai, porém, de vós mesmos. Sereis arrastados aos tribunais e açoitados nas sinagogas, comparecereis diante de governadores e reis por Minha causa, para dardes testemunho diante deles. 10 Mas primeiro é necessário que o Evangelho seja pregado a todas as nações. 11 E, quando vos levarem para entregar, não vos preocupeis com o que haveis de falar. Dizei o que na hora vos for inspirado, pois não sereis vós que falareis e sim o Espírito Santo. 12 O irmão entregará a morte o irmão, o pai entregará o filho. Os filhos se levantarão contra os pais e os matarão. 13 Todos vos odiarão por causa do Meu nome. Quem perseverar até o fim será salvo.
As perseguições só começam a partir do momento em que é propagada a Verdade, o Evangelho de Jesus Cristo. O Altíssimo fala dos discípulos da vida pessoal deles e também de tempos futuros (atuais). E continua.
A grande tribulação. 14 Quando virdes o Abominável Devastador instalado onde não deve - quem lê entenda - então os que tiverem na Judeia fujam para os montes.
Aqui algo interessante. Por causa da censura nos escritos, foi dito "quem lê que entenda" pois não podiam se alongar diretamente. A citação de Jesus se refere ao livro do profeta Daniel. (Dn 9, 27). Provavelmente trata-se da profanação do Templo durante a Guerra Judaica (66-70) onde os cristãos entenderão como sinal e fugiram.
15 Quem estiver no terraço não desça nem entre para levar alguma coisa de casa. 16 Quem estiver na lavoura não volte atrás para pegar o manto. 17 Ai das mulheres que estiverem grávidas ou amamentando naqueles dias. 18 Orai para que não aconteça no inverno.
Repararam? Jesus fala de algo futuro, mas diz que com a oração algumas coisas podem ser mudadas, como o tempo dos acontecimentos, como nesse exemplo. Mais a frente veremos outros detalhes da influência das pessoas nas obras de Deus.
19 Pois aqueles dias serão de tal aflição como jamais houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora, e nem haverá. 20 Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria. Mas Ele os abreviou por causa dos eleitos que escolheu. 21 Então se alguém vos disser: 'eis aqui o Cristo' ou 'ei-Lo ali', não acrediteis. 22 Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas que farão sinais e prodígios, para seduzir, se possível, até os escolhidos. 23 Prestai atenção: Eu vos preveni de tudo.
A citação em destaque encontra-se em Dn 12, 1. Mensagens de alerta hoje. Até a continuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário