Última parte deste capítulo: Mc 12, 35-44.
O Messias e Davi. 35 Jesus tomou a palavra e ensinava no Templo, dizendo: "Como os escribas podem dizer que o Messias é filho de Davi? 36 Pois o próprio Davi diz no Espírito Santo: Disse o Senhor a meu Senhor: senta-Te à Minha direita, até que ponha Teus inimigos como apoio de teus pés. 37 Se o próprio Davi O chama de Senhor, como pode Ele ser seu filho?" E a grande multidão O ouvia com prazer.
Só uma coisinha que queria comentar aqui. Tem uma musiquinha, que eu tive/tenho o desprazer de ter ouvido, dos malditos protestantes que fala que Jesus é filho de Davi. Ora e eis uma passagem que o próprio Cristo diz que está errado. Jesus é descendente de Davi, Ele é filho de São José e Maria, Nossa Senhora e Mãe, mas acima de tudo o Filho de Deus, ou o Filho do homem, como Ele mesmo gosta de dizer. Quando se diz que é filho existe uma sensação de rebaixamento. E por isso que nós católicos lembramos de dizer sobre Maria: filha de seu filho. Ou seja, mãe biológica, mas abaixo na hierarquia celeste. E Davi tá bem mais abaixo, podem ter certeza.
O castigo da ambição. 38 Jesus ensinava, dizendo: "Tomai cuidado com os escribas. Eles gostam de andar com roupas compridas, de ser saudados nas praças públicas, 39 de ocupar as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. 40 Devoram as casas das viúvas, a pretexto de longas orações. Eles terão sentença mais severa".
A generosidade da viúva. 41 Jesus estava sentado diante do cofre de esmolas e observava como o povo depositava as moedas. Muitos ricos depositavam muitas moedas. 42 Veio, então, uma pobre viúva e pôs no cofre apenas duas moedinhas no valor de alguns centavos. 43 Jesus chamou os discípulos e lhes disse: "Eu vos asseguro: esta pobre viúva deu mais do que todos os que depositaram no cofre. 44 Pois todos eles deram do que lhes sobrava; ela, porém, na sua indigência, deu tudo o que tinha, todo o seu sustento".
O que vale nas ofertas não é, exatamente, a quantidade, mas a proporção em relação ao que se têm. Por isso a Igreja estabelece, no dízimo, uma porcentagem (10% se não me engano) para aqueles que querem fazer ofertas regularmente. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário