Hoje vamos tratar de mais um tema sobrenatural: os corpos incorruptos.
Em outro momento, escrevi que O fenômeno dos corpos incorruptos acontece da seguinte maneira: um (a) santo (a) morre e seu corpo não sofre as ações dos fenômenos externos. Há milagres parciais, como só uma parte do corpo ficar preservada eternamente, ou mesmo total, com o corpo inteiro da pessoa mantendo-se intacto.A Igreja é muito rigorosa com esses fatos e sempre colocam os corpos à prova, e os especialistas confirmam a autenticidade (quando há, geralmente há, ouve poucos casos de controvérsias).E para aqueles que acham que é por causa de um fenômeno natural, por causa de pouco oxigênio e blá blá blá, vide o caso de Santa Catarina de Bolonha: ela foi enterrada em 1463, sem caixão e não foi embalsamada. Por ocasião de sair do lugar um odor agradável (de perfume) e a realização de alguns milagres, resolveram por abrir, dezoito dias depois de sua morte, e viram que o corpo estava da mesma maneira de antes, quando era viva (ou seja, estava incorrupto). Resolveram por retirá-la da tumba e puseram-na sentada onde está até o dia de hoje, portanto mais de 550 anos e até hoje realizam exames como radiografias na coluna vertebral, onde se constata que não houve deteorização ou um desvio na coluna, a única mudança atualmente é que o corpo está mais escuro na cor marrom (particularmente atribuo isso ao declínio da Igreja e não a fatores físicos, mas o tempo é que dirá.).
Pois bem, existem aproximadamente 2000 corpos incorruptos: dois mil. Isso é muito, bastante mesmo. Claro que já houveram fraudes, se você pesquisar, você encontrará, mas são insignificantes (em todos os sentidos) em relação a quantidade dos que realmente estão incorruptos. As pessoas que fazem essas fraudes são pessoas doentes, que querem chamar a atenção a si e a sua igreja, e geralmente acham que fazem isso por Deus, mas só fazem criar problemas para si e para os que estão ao seu redor.
Antes de comentar sobre alguns casos verídicos, tem gente que acha que os corpos incorruptos é o que importa para nós, católicos, mas isso não é verdade. Apenas falamos que algumas pessoas da nossa religião, quando morrem, não tem o mesmo destino físico e fatal que o restante do mundo. Isso é um fato, a ciência não consegue explicar esses fatos, de como um corpo demora tanto tempo a se deteriorar, quando isso acontecer, se acontecer. Mais uma coisa, não é exclusividade da religião católica: há casos raros de budistas incorruptos. O por quê disso? Apesar de não ser da verdadeira religião, não impede que possam ser pessoas boas, só não tiveram a oportunidade de conhecer o Deus verdadeiro, como deveriam. (teoria)
Mas vamos falar dos casos verdadeiros, que é o que importa. Dos santos que aconteceram esse tipo de milagre destaco: Santa Bernardete, onde já houve três análises (1909, 1919, 1925), onde só foi passado uma ligeira camada de cera nas mãos e no rosto, aliás, seu corpo ainda está flexível, como se estivesse viva. Ela morreu no dia 16 de abril de 1879, em Nevers (França). Atualmente seu corpo pode ser encontrado na capela desta cidade; Santa Catarina, morreu em 31 de dezembro de 1876, depois de cinquenta e sete anos perceberam que seu corpo estava incorrupto e flexível. Seu corpo está presente na capela de Notre Dame (França); São João Maria Vianney, conhecido como São Cura D'Ars, morreu em 1859, perceberam no período da sua beatificação (1905) que seu corpo estava incorrupto e está até hoje e pode ser encontrado na capela da cidade de Ars-Sur-Formans (França); São Pio de Pietrelcina, o Pe. Pio, que morreu em 1968; São João Bosco; Santa Rita, Santa Luzia, São Vicente, Santa Clara, e vários outros santos, papas, beatos, etc.
Obviamente não vou comentar sobre todos, há na internet imagens e vídeos que mostram cada caso, é preferível que veja cada um, se houver interesse.Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário