Vamos comentar uma história muito intrigante para muitos daqueles que gostam de "mistérios": A Arca da Aliança.
A Arca da Aliança, ou também Arca de Deus (1Sm 3, 3), era um modelo de Santuário, onde era a própria moradia de Deus, pois Ele mesmo prometeu que habitaria no nosso meio. (Ex 25, 8,9). Atualmente Ele manteve sua promessa e está no nosso meio, mas em vez da Arca, que vocês mais a frente verão o que aconteceu com ela, é Jesus que está presente no Santíssimo Sacramento do Altar.
Voltando a Arca, Deus ordenou que ela deveria ser feita de madeira de acácia, com cento e vinte e cinco centímetros de comprimento, por setenta e cinco de largura, revestida em ouro puro por dentro e por fora, com uma moldura de ouro na parte externa. Nos pés da arca, argolas de ouro. Também havia varais de madeira de acácia, revestidas de ouro, para ajudar a levar, e ficavam sempre nas argolas e nunca seriam tirados. (Ex 25, 10-15)
Dentro da Arca, ficava o documento da aliança, os dez mandamentos. (Ex 25, 16).
A tampa (propiciatório) era de ouro puro, de cento e vinte e cinco centímetros de comprimento e setenta e cinco de largura, com dois querubins de ouro, um em cada lado, de modo que ficavam nos dois extremos do propiciatório, e deveriam estar com as asas estendidas por cima do próprio propiciatório. (Ex 25, 17-21).
O livro do Êxodo dá sequência nas ordens de Deus sobre como deveria ser o Santuário.
Como não era permitido fazer imagens do próprio Deus, mas Deus mesmo ordenou que fizessem imagens dos querubins, e mandou também fazer objetos, como a Arca. Isso mostra que quando tem na bíblia não adorar imagens, significa dizer não fazer de seu deus, imagens de animais de bronze, e coisas do gênero (paganismo).
O que aconteceu com a Arca? Fato é que, na queda de Jerusalém, em 586 aC, aconteceu um saque no Templo por parte da Babilônia. Todavia, o profeta Jeremias, segundo 2Mc 2, 4-6, levou, depois de receber uma revelação divina, a arca até a montanha que Moisés subia, e a escondeu ali, numa gruta, depois fechou a entrada. Muitos (tolos) procuram a arca loucamente, mas está escrito: "'Este lugar permanecerá desconhecido até que Deus reúna seu povo disperso e lhe faça misericórdia." (2Mc 2, 7-8).
Conclusão: não vos preocupeis com a Arca, um dia Deus mesmo mostrará para quem for escolhido de ver. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário