Momento de muitas parábolas neste capítulo. Nessa primeira parte vamos de Mc 4, 1-20.
4 A parábola do semeador. 1 De novo Jesus pôs-Se a ensinar à beira do mar. Ajuntou-se em volta dEle tão grande multidão que Ele teve de entrar num barco para sentar-Se retirado da margem, enquanto toda a multidão ficou em terra, voltada para o mar. 2 Ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. Em Seu ensinamento, Jesus dizia: 3 "Escutai: O semeador saiu a semear. 4 Ao semear, uma parte caiu À beira do caminho. Vieram os pássaros e a comeram. 5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo germinou porque a terra não era profunda. 6 Mas, quando o sol se levantou, ficou queimada e, como não tinha raízes, secou. 7 Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, sufocaram-na e ela não deu fruto. 8 Outra parte, finalmente, caiu em terra boa e, depois de crescer e se desenvolver, deu fruto; alguns grãos renderam trinta, outros sessenta e outros cem". 9 E Jesus dizia: "Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça!"
Só pra destacar que Marcos sempre descreve como eram os ensinamentos de Jesus, sempre rodeado de grande multidão e falando para todos ouvi-Lo
Explicação da parábola. 10 Quando Jesus ficou sozinho, os que estavam com os Doze em volta dEle perguntaram-Lhe acerca das parábolas. 11 Ele disse: "A vós foi dado o mistério do reino de Deus, mas aos que são de fora tudo se lhes propõe em parábolas, 12 para que olhando, olhem e não vejam; ouvindo, ouçam e não compreendam, a fim de não suceder que se convertam e sejam perdoados".
Jesus fala de uma passagem que se encontra em Is 6, 9, que resumindo é o seguinte: Deus já fez tudo pelo homem com Sua vinda, portanto, conforme em outras passagens, quer crer e buscar ser a semente que cai em um bom terreno será salvo, e quem não crer e querer cair em algum outro tipo de terreno que não seja o terreno bom, não poderá ser salvo por escolha própria. Jesus continua...
13 E acrescentou: "Não entendeis esta parábola? Como entendereis então as outras parábolas? 14 O semeador semeia a palavra. 15 Alguns estão à beira do caminho, onde a palavra é semeada; mal a ouvem, vem Satanás e tira a palavra neles semeada. 16 Igualmente, as sementes semeadas em terreno pedregoso são aqueles que ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. 17 Mas não têm raízes em si mesmos e são inconstantes. Assim que surgem tribulações e perseguições por causa da palavra, logo fraquejam. 18 Outros ainda recebem a semente entre espinhos: ouvem a palavra, 19 mas sobrevêm as preocupações do mundo, a sedução das riquezas e as muitas cobiças que sufocam a palavra e a tornam estéril. 20 Os que recebem a semente em terra boa são aqueles que ouvem a palavra, acolhem-na e dão fruto, uns trinta, outros sessenta e outros cem".
E caindo em terra boa, há aqueles que conseguem produzir mais que outros: isso é um indicativo de uma hierarquia que existe no Reino. Até a próxima, com outras parábolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário