Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

João 5 - parte 1

Mais um longo capítulo, aqui Jo 5, 1-23.
5 A cura do paralítico em Jerusalém. 1 Depois disso, celebrava-se uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 2 Existe em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, uma piscina chamada em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. 3 Muitos enfermos, cegos, coxos e paralíticos ficavam aí deitados. 5 Entre eles, havia um homem que estava doente há trinta e oito anos. 6 Jesus o viu deitado e, ao saber que estava doente há muito tempo, disse-lhe: "Queres ficar curado?" 7  O doente respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me ponha na piscina quando a água se movimenta. Enquanto estou indo, outro doente desce antes de mim". 8 Jesus lhe disse: "Levanta-te, toma o teu leito e anda". 9 No mesmo instante aquele homem ficou curado, tomou o leito e andou.
Ainda há o versículo 4, que diria: "que esperavam o movimento da água. Pois um anjo de tempos em tempos descia ao tanque e agitava a água. E o primeiro que entrasse no tanque depois do movimento da água ficava curado de qualquer doença que tivesse". Em resumo, não consta a existência dessa piscina no AT, provavelmente era só misticismo.
Aquele dia era um sábado. 10 Os judeus começaram a dizer para o homem curado: "Hoje é sábado, não te é permitido carregar o leito". 11 Ele respondeu: "Quem me curou disse: toma o teu leito e anda". 12 Perguntaram-lhe então: 'Quem é este homem que te disse: toma o teu leito e anda?" 13 Mas o que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado da multidão ali presente. 14 Mais tarde, Jesus o encontrou no Templo e lhe disse: "Olha, tu estás curado. Não peques mais, para não te acontecer coisa pior". 15 O homem foi contar aos chefes dos judeus que tinha sido Jesus que o havia curado. 16 Então eles começaram a perseguir Jesus por ter feito tal coisa no sábado. 17 Mas Ele respondeu-lhes: "Meu Pai continua trabalhando até agora e Eu também trabalho". 18 Por isso os judeus procuravam com mais empenho ainda tirar-Lhe a vida, pois não só abolia ao sábado mas também afirmava que Deus era seu Pai, fazendo-Se assim igual a Deus.
Sim. Além de Jesus ser Deus, em pessoa diferente dEle (v.17) os judeus estavam mais preocupados em seguir o sabat do que o milagre.
Jesus se revela juiz. 19 Então Jesus tomou a palavra e lhes disse: "Na verdade Eu vos digo: o Filho nada pode fazer por si mesmo. Ele só faz o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho também faz. 20 Porque o Pai ama o Filho e Lhe mostra tudo o que Ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores do que esta, de sorte que ficareis admirados. 21 Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, assim também o Filho dá a vida aos que quiser, 22 O Pai não julga ninguém mas entregou ao Filho todo o poder de julgar, 23 para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho também não honra o Pai que O enviou.
Portanto, aquela história que tem atualmente de "acreditar numa força superior", negando Jesus, não será considerado válida, visto o que está escrito. Até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário