Primeira parte deste capítulo: Jo 3, 1-21.
3 Jesus e Nicodemos. 1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um judeu importante. 2 De noite ele foi falar com Jesus e Lhe disse: "Rabi, sabemos que vieste como Mestre da parte de Deus, pois ninguém pode fazer os sinais que fazes, se Deus não estiver com ele".
3 Jesus respondeu: "Na verdade Eu te digo: quem não nascer do alto, não pode ver o reino de Deus". 4 Nicodemos perguntou-Lhe: "Como pode nascer alguém que já é velho? Acaso pode entrar de novo no ventre da mãe e nascer?" 5 Jesus respondeu: "Na verdade Eu te digo: quem não nascer da água e do Espírito Santo não pode entrar no reino de Deus. 6 O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é espírito. 7 Não te admires de Eu ter dito: deveis nascer do alto. 8 O vento sopra para onde bem entende; tu ouves o barulho, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é todo aquele que nasceu do Espírito.
Jesus explica e confirma que o rito do batismo é essencial para quem busca a Deus.
9 Nicodemos perguntou-Lhe: "Como pode acontecer isso?" 10 Jesus respondeu: "Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? 11 Na verdade Eu te digo: falamos do que sabemos e testemunhamos o que vimos, mas não aceitais nosso testemunho. 12 Se não acreditais quando vos falo de coisas terrenas, como haveis de acreditar se vos falar de coisas celestes? 13 Ninguém subiu ao céu senão quem desceu do céu: O Filho do homem. 14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é preciso que o Filho do homem seja levantado, 15 a fim de que todo o que nEle crer tenha a vida eterna".
Só pra lembrar. O céu estava fechado, ninguém entrava, além dos que já eram de lá, Jesus veio pra permitir a entrada do homem.
16 Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único para que todo aquele que nEle crer não morra mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus não enviou o Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. 18 Quem nEle crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. 19 E o julgamento consiste no seguinte: a luz veio ao mundo e as pessoas amaram mais a escuridão do que a luz, porque suas obras eram más. 20 Pois todo aquele que faz o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas obras não sejam desmascaradas. 21 Mas quem pratica a verdade vem à luz, para que as obras apareçam, pois são feitas em Deus.
Jesus diz tudo: explica o julgamento e o que vai ser julgado, sem precisar de mais explicações. Até a continuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário