Fechando esse primeiro capítulo: Jo 1, 35-51.
Os primeiros discípulos. 35 No dia seguinte, João estava lá de novo com dois dos seus discípulos. 36 Fixou o olhar em Jesus que passava, e disse: "Eis o Cordeiro de Deus". 37 Os dois discípulos ouviram isto e seguiram Jesus. 38 Então Jesus voltou-Se para eles e, vendo que O seguiam, perguntou-lhes: "A quem procurais?" Responderam-Lhe: "Rabi - que quer dizer Mestre - onde moras?" 39 Ele disse: "Vinde e vede". Eles foram, viram onde morava e ficaram com Ele aquele dia. Eram quase quatro da tarde.
André e João, em questão.
40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41 Foi logo encontrar seu irmão, Simão, e lhe disse: "Encontramos o Messias" - que quer dizer Cristo. 42 Ele o levou até Jesus. Jesus fixou o olhar nele e disse: "Tu és Simão filho de João. Serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro".
João sempre escreve com alguns termos daqueles povos, mas sempre traduz. Cefas, no caso, pode ser traduzido como Rocha, mas não faz diferença.
43 No dia seguinte Jesus decidiu ir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: "Segue-Me". 44 Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
45 Filipe encontrou Natanael e disse: "Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus filho de José, de Nazaré". 46 Natanael perguntou: "De Nazaré pode sair alguma coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem e vê". 47 Jesus viu Natanael que vinha e comentou: "Aqui está um verdadeiro israelita, em quem não há maldade". 48 Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes de Filipe te chamar, Eu te vi quando estava debaixo da figueira". 49 Natanael disse: "Rabi, Tu és o Filho de Deus, és o rei de Israel". 50 Jesus lhe respondeu: "Tu crês porque Eu disse que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores do que esta". 51 E acrescentou: "Na verdade Eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem".
Natanael é identificado como o discípulo Bartolomeu. Jesus provavelmente citou algo de muito tempo, que talvez só o próprio israelita (e Deus) souberam o que aconteceu embaixo da figueira. Mesmo assim Jesus diz que isso não foi nada de mais e acrescenta uma passagem similar a que tem em Gn 28, 10-12. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário