Primeira parte, e curtinha, deste capítulo: Lc 14, 1-14.
14 Cura e lição de humildade. 1 Num sábado, Jesus entrou na casa de um dos chefes dos fariseus para tomar uma refeição. E eles O observavam. 2 Havia ali um homem atacado de hidropisia. 3 Tomando a palavra, Jesus perguntou aos doutores da Lei e aos fariseus: "É permitido curar em dia de sábado ou não?" 4 Eles ficaram calados. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. 5 E dirigindo-se a eles, disse: "Quem de vós, se um filho ou um boi cair num poço, não o retira imediatamente em dia de sábado? 6 E eles não puderam responder-Lhe.
Quantas vezes São Lucas já mostrou que Jesus realizava o bem também nos sábados, ele poderia ter dito sem mencionar o dia em si, já que nem tem importância mesmo, mas ele para mostrar que deve-se fazer o bem sempre e em todo lugar.
7 Jesus observou como os convidados escolhiam para si os primeiros lugares. Contou-lhes, então, uma parábola: 8 "Quando fores convidado por alguém para uma festa de casamento, não te sentes no primeiro lugar. Talvez tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9 e aquele que convidou os dois venha e te diga: 'Cede teu lugar para este'. Então cheio de vergonha, irás ocupar o último lugar. 10 Quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar, para que, quando chegar quem te convidou, te diga: 'Amigo, vem mais para cima'. Então terás grande honra na presença de todos os convidados. 11 Porque todo aquele que se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado".
Uma mensagem tão clara, porque o nome de parábola? Porque é o mesmo processo quando, em vez da festa, é o reino de Deus.
Mentalidade interesseira. 12 Disse depois para quem O tinha convidado: "Quando deres um almoço ou um jantar, não chames os amigos, nem os irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos, para não acontecer que eles, por sua vez, te convidem, e assim já tenhas a tua recompensa. 13 Quando deres um jantar, chama os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. 14 Então serás feliz, pois estes não têm como pagar. Receberás a recompensa na ressurreição dos justos".
Já ouviram a expressão: "Deus te pague"? Feliz de quem ouviu dos homens pobres que não tem como retribuir. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário