Muitas vezes vemos a palavra Apocalipse, mas não sabemos exatamente o que é. Pensando nisso fiz esse post com alguns esclarecimentos.
Essa palavra vem da língua grega e significa manifestar o que estava oculto, ou seja, revelar. Por isso que se diz Apocalipse de São João, pois é uma revelação escrita por João, e também pelo fato de outras pessoas escreverem apocalipse, ou seja, receberem revelações. Vejamos abaixo um exemplo.
Apocalipse de Isaías: está desde Is 24, 1 até Is 27, 13, podemos perceber que se trata do fim do mundo, o juízo universal, parece-me que todo o povo será oprimido, inclusive o povo católico (vinho novo Is 24, 7) e desde o Japão (oriente, ilhas no mar Is 24, 15) até a outa ponta do mundo o povo reconhecerá o poder de Deus, mas poucos ficarão na cidade santa.
Em termos gerais os profetas receberam revelações, algumas sobre o tempo deles, outra de um futuro que já aconteceu, como a destruição de Jerusalém que se deu diversas vezes etc.
Mas obviamente, quando se fala em Apocalipse se lembra logo do de São João, pois foi o último escrito bíblico sobre revelações do fim dos tempos. Mas anos depois, outras pessoas também foram recebendo revelações sobre o fim dos tempos. Destaco São Nilo, por volta do ano de 430 d.C. retrata de maneira perfeita o séc. XX e dá a entender que já estamos em uma contagem regressiva para o fim.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário