Fechando este capítulo: Jo 6, 60-71.
Reação às palavras de Jesus. 60 Depois de O ouvirem, muitos de seus discípulos disseram: "Estas palavras são duras! Quem pode escutá-las?" 61 Percebendo que os discípulos estavam murmurando por causa disso, Jesus lhes disse: "Isto vos escandaliza? 62 E se vísseis o Filho do homem subir para onde estava antes?... 63 O espírito é que dá a vida. A carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida. 64 Mas entre vós há alguns que não creem". De fato, Jesus sabia que desde o princípio quais eram os que não tinham fé e quem haveria de entregá-Lo. 65 E prosseguiu: "Por isso Eu vos disse: ninguém pode vir a Mim se isso não lhe for concedido pelo Pai". 66 Desde então, muito dos discípulos se retiraram e já não O seguiam.
Muita coisa a se observar: São João diz claramente que apesar de algumas pessoas não crerem mais (porque Jesus colocou a conversa em outro nível), só um O traiu. E mais uma coisa alguns discípulos saíram e não O seguiam mais, só que lá na frente ainda haverá o termo "Os Doze" (Onze), ou seja, algumas pessoas que seguiam Jesus mas não eram discípulos passaram a não seguir mais. Outros continuaram.
67 Jesus perguntou então aos Doze: "Também vós quereis ir embora?"
Aqui mostra que aqueles que deixaram não pertenciam aos Doze discípulos.
68 Simão Pedro respondeu: "Senhor, para quem iríamos? Tu tens palavras de vida eterna. 69 Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus".
70 Disse-lhes Jesus: "Não fui Eu que vos escolhi, os Doze? Mas um de vós é um diabo". 71 Jesus estava falando de Judas, filho de Simão Iscariotes, porque ele, um dos Doze, haveria de entregá-Lo.
Por conta da subdivisão do capítulo nos posts, esse ficou mais curto. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário