Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Lucas 1 - parte 3

Parte final do primeiro capítulo de Lucas: Lc 1, 57, 80.
Nasce João Batista. 57 Para Isabel chegou o tempo de dar à luz e ela deu à luz um filho. 58 Os vizinhos e parentes ouviram dizer que o Senhor tinha mostrado Sua grande misericórdia para com Isabel e foram congratular-se com ela. 59 No oitavo dia, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 Mas a mãe tomou a palavra e disse: "De modo algum. O nome será João". 61 Diziam-lhe eles: "Não há ninguém entre os teus parentes que tenha esse nome!" 62 Então perguntaram por acenos ao pai como queria que o menino se chamasse. 63 Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: "João é o seu nome". Todos se espantaram. 64 Imediatamente a sua língua se soltou e ele começou a falar, louvando a Deus.
65 O medo apoderou-se de todos os vizinhos e o fato se espalhou por todas as montanhas da judeia. 66 E todos que ouviam isso, diziam pensativos: "O que será deste menino?", pois a mão do Senhor estava com ele.
Me parece que Lucas reviu esse fato visitando os vizinhos, pois ele enfatiza muito a presença deles na história, mas obviamente o foco é a concretização do que o anjo dissera.
O cântico de Zacarias. 67 Zacarias, seu pai, encheu-se do Espírito Santo e profetizou, dizendo: 68 "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou seu povo, 69 e fez surgir em nosso favor um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo. 70 Foi assim que Ele prometeu desde séculos pela boca de seus santos profetas 71 que nos salvaria dos inimigos e do poder de todos que nos odeiam, 72 que usaria de misericórdia com nossos pais e se lembraria de sua santa aliança. 73 O juramento que fez a Abraão, nosso pai, foi de conceder-nos 74 que, sem temor e livres do poder dos inimigos, o sirvamos, 75 com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias. 76 E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo pois irás adiante do Senhor preparar-lhe os caminhos, 77 e dar ao povo o conhecimento da salvação, pelo perdão dos pecados. 78 Graças ao coração misericordioso de nosso Deus o sol do alto nos visitará, 79 para iluminar os que estão sentados nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos para o caminho da paz".
80 O menino crescia e se fortalecia em espírito e morava no deserto, até o dia de se apresentar em público a Israel.
Assim se encerra o primeiro capítulo, falando daquele que veio à frente para aplainar o caminho do Senhor, que logo virá. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário