Segunda parte do primeiro capítulo de São Lucas, aqui: Lc 1, 26-56.
O anúncio do nascimento de Jesus. 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem, chamado José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. 28 Entrando onde ela estava, o anjo lhe disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" 29 Ao ouvir as palavras, ela se perturbou e refletia no que poderia significar a saudação. 30 Mas o anjo lhe falou: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33 Ele reinará na casa de Jacó pelos séculos e seu reino não terá fim".
34 Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, pois não conheço homem?" 35 Em resposta o anjo lhe disse: "O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; é por isso que o menino santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. 36 Até Isabel, tua parenta, concebeu um filho em sua velhice, e este é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível".
Diferente de Zacarias, Maria não duvidou, mas perguntou como seria, já que o que o anjo falava era impossível, mas para Deus nada é impossível. Isso também é uma referência à Sara, mulher de Abraão, que teve um filho na velhice. Conferir Gn 18, 10-14.
38 Disse então Maria: "Eis a serva do Senhor. Aconteça comigo segundo tua palavra!" E dela se afastou o anjo.
Quantos não se encheriam de orgulho e ficariam todos "em um pedestal", e aqueles que assim não ficassem, ficariam com medo e negariam, ou duvidariam. Maria simplesmente se pôs ao serviço, mesmo que pudesse lhe custar a vida.
Maria visita Isabel. 39 Naqueles dias, Maria se pôs a caminho e foi apressadamente às montanhas para uma cidade de Judá. 40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Aconteceu que, mal Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou em seu ventre; e Isabel, cheia do Espírito Santo, 42 exclamou em voz alta: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Donde me vem a honra que a mãe do meu Senhor venha a mim? 44 Pois quando soou em meus ouvidos a voz de tua saudação, a criança saltou de alegria em meu ventre. 45 Feliz é aquela que teve fé no cumprimento do que lhe foi dito da parte do Senhor".
A mãe de Deus, humilde, vai visitar a sua prima, e o Espírito de Deus mostra o qual grande ela é, pois os humildes serão exaltados.
O cântico de Maria. 46 Então Maria disse: "Minha alma engrandece o Senhor 47 e rejubila meu espírito em Deus, meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade de sua serva. Eis que de agora em diante me chamarão feliz todas as gerações, 49 porque o Poderoso fez por mim grandes coisas: O Seu nome é Santo. 50 Sua misericórdia passa de geração em geração para os que O temem. 51 Mostrou o poder de seu braço e dispersou os que se orgulham de seus planos. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos e os ricos despediu de mãos vazias. 54 Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme o que prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre".
56 Maria ficou com Isabel uns três meses e voltou para casa.
O cântico de Maria é chamado de Magnificat. Pode ter influências em passagens como 1Sm 2, 1-10 e em algumas passagens de Salmos como Sl 89, 103, 111. Mas acredito que tenha sido tudo de coração, pela alegria do momento. Até a continuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário