Continuando e fechando o capítulo 8: At 8, 14-40.
14 Quando os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ouviram que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. 15 Assim que chegaram, eles fizeram uma oração pelos novos fiéis a fim de receberem o Espírito Santo. 16 Com efeito, o Espírito Santo ainda não havia descido sobre nenhum deles. Tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. 17 Então, os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e eles receberam o Espírito Santo. 18 Quando Simão viu que se dava o Espírito Santo com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: 19 "Dai-me também este poder, para que todo aquele a quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. 20 Pedro respondeu: "Maldito seja o teu dinheiro e tu com ele, porque julgaste poder comprar com dinheiro o dom de Deus. 21 Não terás direito nem parte alguma no ministério, porque teu coração não é reto diante de Deus. 22 Arrepende-te, pois, de tua maldade e roga a Deus para que, se possível, te perdoe essa má intenção que tiveste. 23 Pois vejo que estás cheios de maldade e enleado nos laços da iniquidade". 24 Simão respondeu: "Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que disseste venha a cair sobre mim".
25 Depois de terem dado o testemunho e anunciado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém, evangelizando muitos povoados dos samaritanos.
Não se sabe o destino deste Simão, porque ele cometeu um pecado muito grave (simonia), ainda mais porque foi em relação ao Espírito Santo.
Filipe e o camareiro etíope. 26 Um anjo do Senhor falou a Filipe: "Vai para o sul, pelo caminho que, através do deserto, desce de Jerusalém para Gaza". 27 E Filipe partiu. Ora, um etíope, camareiro e tesoureiro-mor a serviço da rainha Candace da Etiópia, tinha ido prestar culto em Jerusalém. 28 Voltava, sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29 O Espírito Santo disse a Filipe: "Aproxima-te e acompanha aquele carro". 30 Filipe acelerou o passo. Ouvindo que lia o profeta Isaías, perguntou: "Será que estás entendendo o que lês?" 31 Ele respondeu: "Como é que vou entender se ninguém me orienta?" Então convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado.
Temos duas funções da Igreja: a primeira de Apresentar a palavra de Deus e a segunda de ensinar o que está nas entrelinhas dos escritos de Deus.
32 A passagem da Escritura que ele lia era a seguinte: Como uma ovelha levada ao matadouro, e como um cordeiro diante de quem o tosquia, Ele emudeceu e não abre a boca. 33 Com humilhação foi consumado o Seu julgamento; de seus descendentes, quem falará? Pois a Sua vida é tirada da terra. 34 O camareiro perguntou a Filipe: "Dize-me, de quem o profeta está falando? De si mesmo ou de outro?" 35 Filipe pôs-se a falar e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a boa-nova de Jesus. 36 Seguindo o caminho, encontraram água e o camareiro disse: "Aqui existe água, o que me impede que eu seja batizado?"
Existe um acréscimo de um versículo 37 que diz: "Disse Filipe: 'Se crês de todo o coração, bem que podes'. E, respondendo, disse ele: 'Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus'".
38 Mandou parar o carro, e os dois desceram para a água, Filipe e o camareiro, e Filipe o batizou. 39 Quando subiram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, e o camareiro já não o viu, mas alegre prosseguiu seu caminho. 40 Quanto a Filipe, foi para em Azoto e, de passagem, anunciava a boa-nova a todas as cidades até chegar a Cesareia.
Deus faz maravilhas na vida de quem O obedece, Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário